Há mais dois casos de infeção por novo coronavírus em Portugal. Os doentes estão internados no Hospital de São João, no Porto.
Os dois novos casos com resultados positivos para a doença Covid-19 foram confirmados, esta quinta-feira de manhã, pela diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, à rádio TSF.
São dois homens e estão internados no Hospital de São João, no Porto. Um dos doentes tem 50 anos e veio de Itália e o outro tem 49 anos e ligação a um caso confirmado, informou a DGS em comunicado.
Nos dois casos, "a situação clínica está estável", acrescenta a DGS.
Quarta-feira (4 de março)
Ao início da noite a DGS confirmou a presença de Covid-19 numa mulher, na casa dos 40 anos, residente na região de Lisboa. Está internada no Hospital Curry Cabral.
De manhã, foi anunciado que também está infetado com Covid-19 um professor de 44 anos, residente em Braga, que dá aulas na ESMAE (do Instituto Politécnico do Porto) e em duas escolas de música de Viana do Castelo. Está internado no Hospital de São João, no Porto, depois de ter regressado de Itália.
Terça-feira (3 de março)
Foram confirmados dois outros casos de pessoas infetadas com o Covid-19. Os dois doentes são um homem de 60 anos, internado no Hospital de São João, no Porto, e um homem de 37 anos, internado no Curry Cabral, em Lisboa. Segundo a DGS, ambos os pacientes têm ligação conhecida a outros casos já confirmados.
Segunda-feira (2 de março)
Os primeiros dois doentes, ambos internados em hospitais do Porto, foram confirmados na segunda-feira. Um deles é um homem com 60 anos, que teve início de sintomas a 29 de fevereiro, com ligação epidemiológica ao norte de Itália, onde esteve de férias. O paciente é um médico do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa. Deu entrada no Hospital de Santo António, no Porto.
O outro doente, internado no Hospital de São João, é um homem de 33 anos, que registou os primeiros sintomas a 26 de fevereiro e tem ligação epidemiológica a Valência, Espanha, onde trabalha na área da construção civil.
Além dos doentes do Norte e da área de Lisboa, há um infetado com residência em Coimbra (distrito).
O Covid-19 é o nome atribuído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) à doença provocada pelo novo coronavírus, que surgiu em Wuhan, na China, em dezembro do ano passado.
O novo coronavírus já provocou cerca de 3200 mortos e infetou mais de 93 mil pessoas em 78 países.
A Itália é o país mais afetado na Europa, com mais de 100 mortos.
A OMS declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para "muito elevado".