Mundo

Pantone tem uma nova cor: o "vermelho período" para acabar com estigma da menstruação

O vermelho "vivo e aventureiro" quer motivar conversas sobre o período Pantone/Instagram

A empresa dos EUA, responsável pela criação do maior sistema de cores no mundo, aliou-se à marca sueca de produtos de higiene, Intimina, e criou um tom de vermelho vivo, semelhante à cor do período. O objetivo é desmistificar o tema e encorajar quem menstrua a sentir-se bem na sua pele.

Já estamos habituados a que a Pantone dite qual é a cor do próximo ano. A de 2020 foi um "azul clássico", que foi definido antes da covid-19 se espalhar pelo mundo e se tornar uma pandemia. Mas a empresa, com o maior sistema de cores no mundo, aplicável desde a indústria gráfica à moda, já se associou pontualmente a várias causas, desde logo, a ambiental. Esta semana, anunciaram mais um tema, o da menstruação, num tom vermelho "ativo e aventureiro" para promover a "positividade do período".

A parceria foi feita com a marca sueca "Intimina" de produtos de higiene feminina para uma campanha chamada "Seen+Heard" ("Visto e Escutado", em tradução para português), cujo objetivo é que as conversas sobre o período sejam mais recorrentes e menos "escondidas". Por essa razão, o novo vermelho da Pantone se assemelha à cor do fluxo da menstruação, tal e qual como é. A Pantone e Intimina consultaram especialistas para criar o tom de vermelho, mas ambas as marcas referem que não é uma "descrição precisa".

"[A cor] encoraja as pessoas que menstruam a sentirem-se orgulhosas delas mesmas; a ter o período com confiança, a celebrar apaixonadamente a força vital com a qual nascem, a falar confortavelmente e espontaneamente, independentemente do género, desta função pura e natural do corpo", escreveu Laurie Pressman, vice-presidente do Pantone Color Institute, num comunicado de imprensa.

Nesta campanha, parte dos fundos foram doados pela marca sueca à ActionAid, instituição de caridade que ajuda mulheres na pobreza. De facto, a "pobreza do período", termo que designa a realidade de mulheres de todo o mundo que não têm dinheiro para produtos de higiene íntima feminina, afeta países desenvolvidos e em desenvolvimento.

Segundo dados da UNICEF estima-se que 2,3 biliões de pessoas não tenham condições sanitárias básicas, o que torna impossível para muitas mulheres lidar com a menstruação de forma digna e segura. No Reino Unido, um estudo sobre o impacto da covid-19 nos adolescentes britânicos mostrou que uma em cada 25 famílias teve dificuldades, durante a pandemia, em comprar produtos para o período.

Além dos poucos recursos, a menstruação ainda acarreta muitos mitos em vários países, sobretudo nos mais pobres. No Nepal, por exemplo, as meninas são colocadas a dormir em cabanas, fora de casa, quando têm o período, ainda que a prática seja ilegal. Na Índia, as mulheres são consideradas sujas e impuras por terem a menstruação. Mas também nos países desenvolvidos, a questão ainda é um tabu, desde a normalização de piadas sobre o período até à chamada "pink tax" (taxa cor de rosa), um fenómeno atribuído ao elevado preço de produtos para mulheres, entre eles, os da higiene íntima.

Ver esta publicação no Instagram

Presenting "Period", a new red shade created to break the stigma around menstruation and promote period positivity. Swedish healthcare brand @intimina came to Pantone Color Institute to develop this custom color in support of their global campaign to make menstruation more visible and normalize this most normal of bodily functions. "An active and adventurous red hue, courageous Period emboldens people who menstruate to feel proud of who they are. To own their period with self-assurance; to stand up and passionately celebrate the exciting and powerful life force they are born with; to urge everyone regardless of gender to feel comfortable to talk spontaneously and openly about this pure and natural bodily function." Pantone Color Institute collaborated with @Intimina on the Seen + Heard campaign to create a red shade that is inspired by a steady menstrual flow. Pantone and Intimina worked alongside a gynecologist and consulted research published in Medical News Today to develop the shade, but by no means is this supposed to be an accurate depiction. Instead, we created a visual identifier of a red shade that would help @Intimina leverage the power of color to share their story.

Uma publicação partilhada por PANTONE (@pantone) a

Rita Neves Costa