A Apple alargou a oferta de emojis para incluir versões não-binárias de quase todas as figuras humanas. Na lista de novos símbolos, há um sobre menstruação que era há muito pedido por organizações de defesa dos direitos das mulheres.
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Os quase 400 novos emojis e os outros tantos redesenhados vieram com o lançamento da mais recente atualização de software da empresa, o iOS 13.2. Meses depois de ter sido a Google a oferecer aos utilizadores do sistema Android uma gama de emojis mais socialmente inclusivos, a Apple estendeu a não-binariedade a criaturas fantásticas como sereias, fadas e vampiros.
Não-binário (ou agénero) é um termo usado para descrever pessoas que não se identificam total ou parcialmente com um género específico
A comunidade LGBTQ está, na sua maioria, a comemorar os novos símbolos, que expandem a inclusão e a diversidade da biblioteca de emojis. Mas há quem critique a tipologia dos símbolos não-binários por reforçar uma ideia estereotipada de como são ou devem ser as pessoas que não se identificam com um género específico.
A nova atualização do iOS 13.2 também inclui emojis inclusivos no que diz respeito à mobilidade - com pessoas que usam cadeiras de rodas, bengala, aparelhos auditivos e braços e pernas mecânicos - e outros como um alho, um sari indiano, uma máscara de mergulho, um yo-yo, um banjo e um cubo de gelo.
Entre os novos símbolos da lista e os símbolos atualizados com novos designs - que pode descobrir aqui - destaca-se um que deixou contentes as organizações e personalidades que lutam pelo fim do estigma associado ao período menstrual: uma pinga vermelha que representa sangue. Num inquérito lançado em 2017 pela associação britânica "Plan International" para que houvesse um novo emoji representativo da menstruação, a maior parte do 54 mil inquiridos escolheu o símbolo de um par de cuecas manchadas com sangue, mas o design não foi aceite pela empresa que gere os emojis, a Unicode Consortium, e a instituição acabou por juntar-se ao Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido para enviar a nova proposta, que agora ganha vida nos ecrãs.
Segundo a Emojipedia, a "Wikipedia" dos emojis, há mais de três mil símbolos. Em 2010, havia só 625.
Marcas apostam na inclusão de géneros
A identidade de género tornou-se num foco para marcas e empresas. Recentemente, a aplicação de encontros Tinder permitiu aos utilizadores exibirem as identidades sexuais e de género. No ano passado, a gigante da moda H&M lançou uma coleção para pessoas não-binárias. E, no mês passado, a Mattel, fabricante dos bonecos G.I. Joe e Barbie, lançou uma linha neutra a nível de género.