Nacional

Saiba quais são os hospitais com constrangimentos nas urgências

Grávidas aconselhadas a consultar informação online antes de se dirigirem pelos próprios meios para as urgências de obstetrícia

Há hospitais com encerramentos de urgência de Ginecologia/ Obstetrícia previstos para os próximos dias.

A informação com o horário de funcionamento das unidades está disponível, desde a tarde desta sexta-feira, no Portal do SNS. Uma vez que a informação é dinâmica, o Ministério da Saúde aconselha os utentes a consultarem o motor de busca, acessível aqui, antes de se deslocarem aos serviços de saúde.

Segundo uma pesquisa realizada pelo JN em todas as unidades com informação atualizada esta sexta-feira, nos próximos dias os problemas concentram-se principalmente no período noturno.

Na região Norte, o Hospital de Braga é o único com constrangimentos. Naquela unidade, conforme já tinha sido avançado pelo hospital em comunicado, o serviço de urgência de Ginecologia/Obstetrícia está fechado desde as 8 horas desta sexta-feira até às 8 horas de sábado. No domingo volta a encerrar às 8 horas e reabre segunda-feira às 8 horas. O bloco de partos estará encerrado nos mesmos horários.

Também no domingo, o Hospital de Abrantes (pertence ao Centro Hospitalar do Médio Tejo) terá o serviço de urgência de Ginecologia/ Obstetrícia e o bloco de partos fechados a partir das 9 horas e só reabrem às 9 horas de segunda-feira.

Em Lisboa, o Hospital de São Francisco Xavier (Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental) fecha a urgência de Ginecologia/Obstetrícia e o bloco de partos na próxima segunda-feira às 21 horas por um período de três horas.

No Centro Hospitalar do Barreiro - Montijo, o serviço de urgência de Ginecologia/ Obstetrícia e o bloco de partos do Hospital Nossa Senhora do Rosário fecham sábado às 21 horas até às 9 horas de domingo.

No Hospital de Aveiro, a urgência de Ginecologia/ Obstetrícia deverá encerrar às 20.30 horas de segunda-feira, segundo informação atualizada esta sexta-feira.

Atualizações à sexta-feira

De acordo com um comunicado enviado às redações pelo Ministério da Saúde, a informação sobre os horários de funcionamento dos serviços é atualizada semanalmente, sendo alterada sempre que necessário de forma a refletir, a cada momento, eventuais alterações que possam ocorrer nos horários de funcionamento dos serviços.

"Por regra, a atualização é realizada às segundas-feiras, sendo revista todas as sextas-feiras, altura em que é introduzido também o horário de funcionamento na segunda-feira da semana seguinte", acrescenta a nota.

O motor de busca foi implementado sob proposta da Comissão de Acompanhamento da Resposta em Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos. O coordenador, Diogo Ayres de Campos, já explicou que esta medida tem como objetivos "evitar que haja situações de risco neste verão".

O trabalho desenvolvido pela comissão visa também evitar que ocorram vários constrangimentos na mesma área geográfica e coincidentes no tempo, como chegou a acontecer em junho.

Inês Schreck