Economia

Douro vai produzir 116 mil pipas de vinho do Porto

Região Demarcada do Douro vai poder produzir 116 mil pipas (550 litros cada) de vinho do Porto Rui Manuel Ferreira /Arquivo Global Imagens

A Região Demarcada do Douro vai poder produzir 116 mil pipas (550 litros cada) de vinho do Porto na vindima deste ano. A decisão saiu da reunião do Conselho Interprofissional do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), esta quinta-feira, no Peso da Régua.

A emissão do comunicado de vindima é um dos momentos mais aguardados pelos viticultores da região, pois é a partir dele que podem começar a fazer contas à vida em termos de rendimento pelas uvas produzidas para vinho do Porto. Por normal, o preço de uma pipa ronda os mil euros.

Depois de em 2021 terem sido produzidas 104 mil pipas, mais duas mil que em 2020, o quantitativo do mosto que é possível beneficiar para vinho do Porto em 2022 aumenta para as 116 mil. O presidente do IVDP, Gilberto Igrejas, entende este aumento como "um sinal de sustentabilidade para a região", num ano em que "a imprevisibilidade é bastante grande", devido à seca e às temperaturas muito elevadas.

De acordo com Gilberto Igrejas, a decisão teve o apoio "unânime" das quatro associações representadas naquele conselho: Associação de Empresas de Vinho do Porto e Associação de Vinhos e Espirituosas de Portugal, em representação do Comércio, e Federação Renovação Douro e Associação da Lavoura Duriense, que representam a Produção.

Eduardo Pinto