Economia

Luís Rodrigues assume presidência executiva da TAP na sexta-feira

Novo presidente da TAP sucede a Christine Ourmières-Widener Leonel de Castro/Global Imagens

Luís Rodrigues vai tomar posse como presidente do Conselho de Administração (PCA) e presidente executivo (CEO) da TAP na sexta-feira, sucedendo neste último cargo a Christine Ourmières-Widener.

"O novo PCA e presidente da Comissão Executiva da TAP S.A. e da TAP SGPS, Luís Rodrigues, vai assumir funções na sexta-feira, dia 14 de abril", indicou, em comunicado o Ministério das Finanças.

Este responsável, que até então liderava a SATA, foi escolhido pelo Governo para substituir Christine Ourmières-Widener e Manuel Beja, que foram demitidos.

A entrada em funções foi aprovada em assembleia-geral de acionistas, na qual o Estado se fez representar pela Direção-Geral do Tesouro e Finanças (DGTF).

Na reunião foram também adotadas as decisões sobre os procedimentos para a destituição de Ourmières-Widener e de Manuel Beja, cujo último dia em funções será esta quinta-feira.

O ministério tutelado por Fernando Medina sublinhou que a deliberação conclui o processo, que foi iniciado na assembleia-geral de 13 de março, tendo a DGTF notificado a presidente do Conselho de Administração e o presidente da Comissão Executiva (PCE) "da companhia dos respetivos projetos de decisão de demissão no dia seguinte".

A PCA e o PCE enviaram, em 28 de março, a sua prenuncia à DGTF, tendo, segundo o executivo, os documentos sido "devidamente analisados e ponderados" nesta decisão agora comunicada.

"Ficam assim reunidas as condições para que a TAP inicie uma nova etapa, capaz de assegurar o foco na implementação bem-sucedida do plano de reestruturação da empresa, para a qual o contributo diário de todos os trabalhadores é imprescindível", concluiu.

JN/Agências