Vila Nova de Gaia

João Paulo Correia quer reforçar em 24 milhões de euros as verbas para arranjar ruas de Gaia

Candidato socialista à Câmara de Gaia, João Paulo Correia, quer arranjar ruas com dinheiro da taxa turística e do estacionamento pago Pedro Granadeiro

O candidato socialista à Câmara de Vila Nova de Gaia quer reforçar em 24 milhões de euros as verbas municipais para reabilitar arruamentos. Um investimento que João Paulo Correia considera possível, graças a novas fontes de financiamento como a taxa turística e o estacionamento pago.

Segundo uma proposta, apresentada pelo candidato socialista à Câmara de Vila Nova de Gaia, será possível "duplicar" o investimento anual na rede viária secundária, "passando dos atuais seis milhões de euros para 12 milhões".

"No total, ao longo do mandato o investimento será de 48 milhões de euros, significando esta medida um reforço de 24 milhões de euros para assegurar ruas mais seguras, acessíveis e modernas", anunciou João Paulo Correia, esta terça-feira.

Em comunicado, o candidato, apoiado pelo PAN, diz ser possível ir mais longe do que o efetuado pelo anterior Executivo socialista. "É isso que nos propomos fazer: um investimento sem precedentes para dar melhores condições de mobilidade a todos os cidadãos", diz.

De acordo com João Paulo Correia, esse reforço de investimento será possível graças a "novas fontes de receita" que já identificou: "a atualização da taxa turística já em 2026 para um valor semelhante ao que será praticado no Porto (o que representará cerca de um milhão de euros adicionais por ano); e a renovação do concurso de concessão do estacionamento pago no centro urbano, cujo contrato termina em breve e que permitirá gerar mais de 20 milhões de euros de receita municipal".

"Estas receitas extraordinárias permitirão canalizar mais recursos para onde eles fazem diferença na vida das pessoas. O nosso compromisso é claro: ruas em melhores condições, mais segurança rodoviária, mais acessibilidade e mais qualidade
de vida para todos", conclui João Paulo Correia.

Hermana Cruz