Vila Nova de Gaia

Hospital de Gaia/Espinho tem nova ala de internamento de cardiologia

Ministra da Saúde descerrou placa alusiva à inauguração Foto: Direitos reservados

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, inaugurou, esta segunda-feira, a nova ala de internamento de cardiologia do Hospital de Gaia/Espinho, no Monte da Virgem.

O investimento de 650 mil euros, integralmente suportado por fundos próprios, aumentou a capacidade instalada de 12 para 20 camas, permitindo dar resposta mais rápida e eficaz a cerca de 120 doentes complexos atualmente em lista de espera. A nova ala inclui uma unidade de reabilitação cardíaca precoce.

Na mesma cerimónia foi apresentada a unidade de insuficiência cardíaca e valvular, resultado de uma doação superior a 650 mil euros de mecenas e empresas parceiras, com destaque para Manuel Violas, e para as empresas Cobelba e Costa Almeida, entre outros doadores.

Houve ainda lugar a uma homenagem ao médico Vasco Gama Ribeiro, fundador do serviço de cardiologia, que passa a dar nome à unidade de diagnóstico e intervenção cardiovascular, simbolizando a ligação entre o legado do passado e o futuro do serviço.

Também foram enaltecidas as doações dos empresários António Jorge Pinho e Armindo Pinho, que contribuíram com 35 mil euros para um equipamento de monitorização de EEG (Eletro Encefalo Grama) e 150 mil euros para o projeto de arquitetura da nova unidade de neurocríticos, uma das três existentes no país.

A cerimónia contou, igualmente, com as presenças de Álvaro Almeida, diretor executivo do SNS, e Ricardo Fontes Carvalho, diretor de cardiologia.

O serviço de cardiologia, com mais de 180 profissionais (28 cardiologistas e 50 internos), serve 1,4 milhões de habitantes. Reconhecido como centro de referência do SNS e centro de tipologia A, foi vencedor do prémio SNS Awards 2023 e destaca-se pela "excelência clínica, pioneirismo tecnológico e investigação de nível internacional", conforme foi salientado.

Miguel Amorim