O restaurante situado nos Anjos está aberto desde 1953 e é uma das casas de carne mais conhecidas da cidade.
Fica na zona lisboeta dos Anjos o restaurante que dá pelo nome de Carvoaria Jacto. O nome escreve-se com a grafia de outrora, a marca tem várias décadas de história. As carvoarias eram no seu tempo depósitos de carvão nos quais as casas vizinhas se abasteciam para ter mais conforto no Inverno e para cozinhar as suas refeições. As tecnologias entretanto desenvolvidas criaram novos cenários, e o carvão enquanto matéria prima deixou de ser utilizado para aquecimento. A Carvoaria Jacto, fundada em 1953, continua contudo a honrar esses tempos, acrescentando as melhores peças de carne e esmerando-se no seu processamento pelo fogo e brasas.
Claro que vamos com o sentido das carnes, mas no capítulo do peixe, o cardápio assume os seus encantos. A espetada de lulas com camarão é boa e equilibrada, trabalho de grande nível no controlo da grelha. Ganha especial valor o bacalhau assado na brasa com batata a murro, delícia avassaladora para os amantes do fiel amigo nesta declinação clássica. Também se faz bacalhau cozido com todos e bacalhau com natas. São ambos recomendáveis, cheios de sabor e nuances. São excecionais as lulas à lagareiro, grelhadas com cuidado e depois tratadas com azeite bom, como manda a regra. Querendo, temos ainda ao nosso dispor belíssimos filetes de peixe galo com arroz de tomate.
Entramos nos pratos de carne e a sensação de perdição instala-se, por muito boas razões. É como entrar na gruta de Aladino, tudo é precioso e tudo apetece muito. O novilho está bem representado, através de bifes da vazia, acém, lombo e alcatra de gramagens de 200, 300 e 400 gramas, consoante o apetite que levamos. Os mesmos cortes estão igualmente disponíveis em carne da raça wagyu, que já conta com presença assinalável no nosso território. O mesmo se aplica à carne maturada, de sabores mais concentrados e ajustados à intensificação na grelha. A Carvoaria Jacto aposta forte na carne mirandesa e oferece cinco preparações. A posta mirandesa, conhecida pela suculência e copiosidade; a espetada; a espetada com frutas; o rodião; e a costeleta. Todas têm os seus encantos específicos, há que experimentar para escolher o seu pedaço favorito.
Entre as especialidades da casa, temos a espetada à Carvoaria, composta por novilho e gambas, que é fantástica. O porco ibérico também nos dá aqui ótimas especialidades, como por exemplo medalhões com bacon, que só de mencionar fazem crescer água na boca. Para terminar docemente, opte pelas sobremesas caseiras produzidas aqui. E volte sempre.
Carvoaria Jacto
Rua Maria Andrade 6-A, Lisboa
Tel. 218 147 555
Web: carvoaria-jacto.com
Das 12h às 15h e das 19h às 22h. Fecha: Domingo e Segunda
Preço médio: 28 euros