Evasões

O mar vizinho como terapia, no Aethos Ericeira

Fotos: Ameixa Photo/Pion Studio/DR

Sessões de meditação e respiração, aulas guiadas de surf, jantares e sessões de cinema fazem parte do programa dos dois retiros que o Aethos Ericeira vai receber e organizar, nos próximos dias. A localização, a apenas 40 metros do mar, é privilegiada.

O mar, essa fonte inesgotável de tranquilidade, muitas vezes companheiro de reflexões, serve de companhia fixa para os dias de descanso no Aethos Ericeira, situado numa localização privilegiada sobre a Praia da Calada e o Atlântico. O cenário ideal para um retiro, ou neste caso dois, que ligam bem-estar físico e mental e surf, ou não fosse a vila piscatória um dos santuários desta modalidade.

A primeira iniciativa, o Retiro de Reiniciação Profunda, prolonga-se por quatro dias imersivos neste hotel costeiro da região saloia, de 23 a 26 de outubro, com a missão de reconectar os participantes com o seu corpo e mente. Sessões de meditação guiada, práticas de respiração consistente e funcional, aulas de movimentos somáticos (para aprender a "ouvir os sinais subtis do corpo") e momentos de introspeção silenciosa fazem parte do programa, com o objetivo de "libertar tensão, restaurar equilíbrio e abrir espaço a um novo começo interior", explica o Aethos Ericeira.

Este retiro, que inclui uma sessão individual de coaching para cada pessoa no início, também incorpora o alojamento neste hotel, que alberga mais de 60 quartos, a grande maioria com vista mar, e as refeições ao longo do retiro. Há uma equipa de três especialistas a coordenar e guiar todas as sessões deste retiro, alguns destes com experiência no bem-estar que excede as duas décadas de percurso.

Uns dias depois, de 29 de outubro a 2 de novembro, a surfista profissional Joana Andrade guia o retiro Surf, Renovar, Reconectar, num programa que combina as práticas do autoconhecimento com o poder do oceano: há sessões de surf acompanhadas, abertas a qualquer nível de experiência, sessões de respiração consciente, banhos de gelo, momentos de reflexão e partilha, além de jantares em grupo e ainda sessões de cinema.

O hotel da Ericeira, de resto, assinalou recentemente o seu terceiro aniversário de portas abertas, mais uma razão para rumar a oeste, destino que mantém um quotidiano mais calmo, apesar da custa distância de Lisboa. Situada no topo de uma falésia, a cerca de 40 metros do mar, esta que é a primeira unidade hoteleira do grupo Aethos em Portugal conta com zona de spa - com vários tratamentos faciais e de corpo, sauna ao ar livre e duches sensoriais, por exemplo -, além de piscina exterior, jardim e um restaurante e bar, o Onda, que dá primazia à cozinha de mar e de proximidade.

Aethos Ericeira
Rua da Estalagem, Encarnação, Ericeira
Tel.: 261244510
Web: aethos.com
Preço: Retiro de Reiniciação Profunda a 2950 euros, com três noites de alojamento e refeições.

Nuno Cardoso