Cinco escolhas bem lidas, bebidas e lembradas, de Vila Real a Elvas, com paragens em Penafiel, Porto, Castelo de Paiva, Aveiro e Lisboa

Foto: Francisco Nogueira/DR
De festivais literários, com homenagens à mistura, passando pelo legado colonial em fotografia, parte-se para uma agenda marcada pela enogastronomia, com jantares vínicos de assinatura Michelin e um evento solidário
Corpo do artigo
Muitos são os livros abertos em Penafiel e Elvas
O festival Escritaria regressa a Penafiel de 20 a 26 de outubro, com uma homenagem à editora, poeta e autora infantojuvenil Maria do Rosário Pedreira (foto), que inclui o lançamento do livro de contos "Caçador de algas" e a exposição "Portas abertas no coração: O fado de Maria do Rosário Pedreira". A restante programação inclui concertos (Sandra Horta, Aldina Duarte), debates, circo e performances. As atividades são gratuitas, mas sujeitas a apresentação de bilhete disponível na bilheteira do Ponto C ou em bol.pt. De 24 a 26 de outubro, Elvas recebe o festival literário ALERtejo, com um programa onde se incluem ateliês, tertúlias, apresentações e música. Todas as atividades são gratuitas, à exceção do almoço literário, sujeito a pagamento e inscrição. Informações: cm-penafiel.pt e instagram.com/alertejo.

Memórias coloniais e de resistência em fotografia
O racismo e a xenofobia marcam a temática da edição deste ano do festival fotográfico Imago Lisboa, com mostras em diversos espaços da capital até novembro. Destaque para "The journey: From then to now" (foto), uma mostra que aborda o colonialismo, ancestralidade, mercantilização do corpo da mulher negra e heranças coloniais, disponível nas Carpintarias de São Lázaro. Já "O bairro", de Augusto Brázio e visitável no espaço Procurarte, explora o nascimento de bairros ilegais na Reboleira. A última exposição - "Emotional encounters" - com inauguração a 20 de novembro no MNAC, versa a relação entre fotografias familiares (de Aline Motta, Sofia Yala e Yassmin Forte) e questões coloniais. Estão previstas atividades paralelas, como visitas guiadas e projeções. Entrada gratuita.

Brindes e festa para ajudar os mais novos
Assinalando o aniversário da associação solidária Bagos D"Ouro, a Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, em Vila Real, recebe a Bagos D"Ouro Wine Party, com a presença de 20 produtores da região duriense. A 25 de outubro, das 17 às 21 horas, a propriedade acolherá provas vínicas, acompanhadas pelas tradicionais castanhas, efemérides da estação, e a música do DJ Zecassete. Da agenda consta ainda a apresentação do livro "Era uma vez a Bagos D"Ouro", da autoria da associação e de Sandra Barros e ilustrado por crianças e jovens apoiados pela entidade. Com mais de uma década, a associação incentiva a educação dos jovens da região, facilitando a sua integração e inclusão. Os bilhetes custam 50 euros e estão disponíveis na Ticketline. As receitas revertem para a associação Bagos D"Ouro. Info: bagosdouro.com.

Duas cidades, dois jantares vínicos
A 25 de outubro, o restaurante Prosa, do hotel MS Collection Aveiro, recebe o jantar vínico Ó21. O evento inicia-se com um brinde de boas-vindas, acompanhado por snacks e espumantes Ó21. Segue-se o jantar, assinado pelo chef Rui Paula e com harmonizações vínicas da mesma marca. A noite conta com a presença do enólogo e produtor Rui Ventura, que acompanha a refeição com reflexões sobre os vinhos apresentados. Preço: 90 euros. Reservas em prosa@mscollection.pt ou 234 245 630. Dias antes, a 21, a enóloga Joana Maçanita conduz uma prova vínica no hotel The Largo, no Porto. Inclui jantar no terraço, com um menu voltado para a bolota, de criação do chef Nuno Mendes, e harmonização vínica. Reservas, por 250 euros, em dine@thelargo.com ou 229 760 001. Informações em mscollection.pt/aveiro e thelargo.com.

Douro, terra de cimeira ibérica à mesa
No Octant Douro, em Castelo de Paiva, o Douro celebra-se com música, herança vínica ibérica e estrelas Michelin: é o Festival Octant, de 24 a 26 de outubro. Arranca com um dia exclusivo para hóspedes, incluindo um jantar no restaurante À Terra, acompanhado por uma seleção de vinhos e uma festa com DJ no terraço. Sábado 25 a agenda abre-se a visitantes sem alojamento, com as criações gastronómicas dos chefs Vasco Coelho Santos, Pedro Lemos, David Jesus, Álvar Hinojal Crespo, Sara Ferreres (foto) e o anfitrião Dárcio Henriques, enriquecidas por uma seleção de vinhos ibéricos. Há ainda palestras de Daniel Innerarity e Pedro Cura. A noite termina com a atuação de José González e dos Best Youth. Bilhetes, reservas e informações em festival.octanthotels.com ou reservations-douro@octanthotels.com.

