A idade de ingresso na categoria de guarda do Corpo da Guarda Prisional poderá passar dos atuais 21 a 28 anos para uma nova faixa entre 18 e 35 anos, segundo anunciou, esta terça-feira, a ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública.
"Depois da negociação para o aumento da componente fixa do suplemento por serviço no Corpo da Guarda Prisional e também da atualização do sistema de avaliação, estamos agora em processo negocial para regulamentar os procedimentos concursais de ingresso. Queremos aumentar e está em discussão entre os 18 e os 35 anos para permitir uma maior abrangência na entrada da carreira", afirmou a governante.
De acordo com a ministra da Justiça, o objetivo é alargar o leque de candidatos e reforçar o recrutamento numa carreira que tem enfrentado dificuldades de atratividade e renovação de quadros. "O que está a acontecer agora são reuniões técnicas de trabalho com o Ministério das Finanças e com os sindicatos, para procurarmos soluções construtivas", acrescentou, sublinhado que o ministério pretende aprovar um plano de recrutamento plurianual, para garantir maior estabilidade e previsibilidade no processo de contratação.
Paralelamente, acrescentou Rita Alarcão Júdice, estão em curso discussões sobre a promoção de alguns guardas, tema sobre o qual espera "em breve ter mais novidades".
Durante a sua intervenção, a ministra destacou ainda que, no último ano, foram pagos 11 milhões de euros em horas extraordinárias aos guardas prisionais, um montante que considerou "significativo e revelador da carência de efetivos" no sistema. "É muito importante a valorização desta carreira e é para isso que estamos a trabalhar", sublinhou.