Mundo

Snapchat impõe verificação de idade a menores de 16 anos antes da proibição australiana

Foto: David Gray/AFP

A aplicação Snapchat vai impor a verificação de idade aos utilizadores australianos, informou, esta segunda-feira, um porta-voz da empresa, antes da entrada em vigor da lei que proíbe menores de 16 anos de aceder às redes sociais na Austrália.

A partir desta semana, muitos utilizadores serão convidados a verificar a sua idade para continuar a aceder ao Snapchat", afirmou o responsável, citado pela agência de notícias AFP.

Os utilizadores poderão confirmar a sua idade através de uma ligação a uma conta bancária australiana, enviando um documento de identificação oficial ou tirando uma foto do rosto que será analisada por uma entidade terceira.

A partir de 10 de dezembro, a Austrália começa a obrigar as plataformas de redes sociais, incluindo o Facebook, Instagram e TikTok a bloquear o acesso de utilizadores com menos de 16 anos.

Em caso de infração, as empresas estão sujeitas a multas que podem chegar a quase 28 milhões de euros.

Na semana passada, a Meta indicou que irá excluir os australianos com menos de 16 anos do Facebook e do Instagram a partir de 4 de dezembro.

Até agora, dez plataformas, como Discord, WhatsApp, Lego Play e Pinterest, escaparam a esta medida, embora a lista de proibições possa ainda ser atualizada pelas autoridades australianas.

A legislação da Austrália, uma das mais restritivas do mundo no papel, está a ser analisada por outros países que procuram regular o acesso a estas plataformas.

JN/Agências