Nacional

Marcelo "bem disposto" após operação a hérnia

Marcelo Rebelo de Sousa entrou no bloco operatório por volta das 22 horas Foto: Mário Vasa

O presidente da República foi, esta segunda-feira à noite, operado a uma hérnia na sequência de uma indisposição. A cirurgia correu bem e Marcelo Rebelo de Sousa já acordou.

Marcelo Rebelo de Sousa "está bem", informou a presidente o Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário do São João, Maria João Baptista, esta segunda-feira à noite, num ponto de situação feito aos jornalistas, na sequência da notícia do internamento do chefe de Estado, confirmada por uma nota publicada no site da Presidência.

Depois de se ter sentido mal e de ter dado entrada nas urgências do São João "com indisposição e vómitos", o presidente realizou "uma série de exames, incluindo uma TAC, que permitiu diagnosticar uma hérnia encarcerada". Pelas 22 horas, estava a dirigir-se ao bloco operatório para ser submetido a uma operação, que duraria cerca de uma hora e meia, com "baixo risco cirúrgico e anestésico". "É previsível que corra bem", respondeu Maria João Baptista, quando questionada pelos jornalistas, adiantando que a "excelente condição física" do presidente da República pode ajudar na recuperação. Cerca das 23.30 horas, soube-se que a cirurgia terminou.

Em nova nota, a Presidência da República informou que a cirurgia "correu bem" e que Marcelo "já está acordado e bem disposto". Maria João Baptista salientou que não houve complicações e que o presidente ficará provavelmente dois dias internado.


Ainda assim, o histórico clínico de Marcelo Rebelo de Sousa, que já foi operado a uma hérnia no passado, levou a que a equipa tenha tido "todo o rigor e todos os cuidados inerentes". "Quanto mais cedo for feito o procedimento, menor é o risco e menos complicaçoes irá ter", adiantou Maria João Baptista, que se fez acompanhar pelo chefe da Casa Civil do presidente da República, Fernando Frutuoso de Melo.

A presidente do Conselho de Administração disse ainda que o presidente está "bem-disposto e cumprimentou todas as pessoas". "Fez questão de dar uma mensagem positiva às pessoas lá em casa", disse ainda.

Regressava de Amarante

De acordo com a nota da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa foi levado para o hospital quando regressava de Amarante, das exéquias do engenheiro António Mota. Os médicos "entenderam que, antes de fazer a viagem de regresso a Lisboa, seria melhor proceder a exames médicos, que estão neste momento em curso pela equipa médica deste hospital do serviço Nacional de Saúde".

O que são hérnias?


As hérnias na parede abdominal são comuns e consistem na saída de parte de uma víscera, geralmente o intestino, através de uma abertura ou de um ponto fraco da parede muscular. Costumam manifestar-se através de uma protuberância ou inchaço, que podem causar desconforto ao paciente mas são indolores.

As hérnias podem tornar-se perigosas se encarceradas ou estranguladas, isto é, se o tecido herniado não volta, mesmo quando empurrado, para dentro da parede abdominal. Mas o encarceramento e o estrangulamento são estádios diferentes das hérnias, que se distinguem pelo fluxo sanguíneo e em que o segundo é o mais perigoso.

Na hérnia encarcerada, ainda há fluxo sanguíneo de e para a parte do intestino que está do lado de fora da parede abdominal. Se o quadro se agrava, a hérnia encarcerada passa a estrangulada, situação em que ocorre uma interrupção total do fluxo sanguíneo, podendo causar a morte, ou necrose, do tecido.

As hérnias não são curáveis senão através de cirurgia.

Rita Salcedas