
Maria João Baptista, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de São João, José Pedro Aguiar-Branco, presidente da Assembleia da República, e Luís Montenegro, primeiro-ministro
Foto: Artur Machado
O presidente da República, que na segunda-feira à noite foi operado de urgência a uma hérnia desencarcerada, no Hospital de São João, deverá ter alta na quarta-feira, depois de a cirurgia e o pós-operatórios terem corrido bem.
"O sr. presidente está bem-disposto. Numa linguagem mais técnica, posso dizer que se alimentou, que tolerou a alimentação, o que é relevante. O pós-operatório está a evoluir favoravelmente", disse a presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário do São João, Maria João Baptista, num ponto de situação feito aos jornalistas antes das 15 horas.
Leia também Marcelo Rebelo de Sousa já foi operado a hérnias em 2017 e 2021
"É expectável que tenha alta amanhã", acrescentou, notando que o desenvolvimento do estado de saúde de Marcelo está a ser seguido hora a hora e que o risco de desenvolver uma infeção é baixo.
A responsável salientou a importância de a cirurgia ter sido realizada ontem e que "houve sensatez por vir procurar cuidados de saúde atempadamente", notando que, se tivessem decorrido algumas horas desde o início dos sintomas, os desenvolvimentos clínicos poderiam não ser tão bons. Ainda terão de ser realizadas algumas análises, que fazem parte da rotina: "É preciso perceber se o intestino funciona, se se alimenta adequadamente."
Maria João Baptista adiantou que Marcelo Rebelo de Sousa "tem sido extremamente colaborante e respeitado tudo o que tem sido pedido pela equipa" responsável pelo seu tratamento.
"É caso para dizer que está a trabalhar bem"

Foto: Artur Machado
Pouco antes, na sequência de uma visita ao chefe de Estado, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, e o presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, também tinham atestado o bom estado anímico de Marcelo. "Está muito bem disposto e otimista. Todos sabemos que o sr. presidente tem uma boa forma física e uma boa disposição intelectual. Podemos estar todos muito tranquilos", disse Aguiar-Branco, aos jornalistas.
Questionado sobre um diploma do Governo que foi hoje promulgado pelo presidente da República, Montenegro brincou: "É caso para dizer que está a trabalhar bem."
Elogios ao SNS
Depois de dar também nota da boa disposição de Marcelo, o primeiro-ministro deixou uma palavra aos profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS). "Tivemos a oportunidade de verificar que o SNS fez a sua parte, com competência, com espírito de serviço e de missão, que é o apanágio diário de muitos milhares de profissionais que servem o nosso sistema de saúde", apontou, realçando que, embora haja vezes em que "as coisas correm menos bem", os utentes são bem atendidos "em 99% dos casos".

