O secretário-geral do PS José Luís Carneiro deslocou-se esta quarta-feira de manhã ao Hospital de São João, no Porto, para visitar o presidente da República, ali internado desde segunda-feira à noite devido a uma operaçao de urgência a uma hérnia encarcerada.
José Luís Carneiro chegou ao hospital cerca das 8.50 horas e, em declarações aos jornalistas, revelou que levava consigo um livro "sobre a história do Porto" para oferecer a Marcelo Rebelo de Sousa. Uma escolha a pensar no gosto do chefe de Estado pela leitura e "para ocupar o seu tempo", uma vez que o período de pós-operatório exige mais repouso.
Lembrando que foi secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro recordou que fez todas as primeiras deslocações oficiais de Marcelo Rebelo de Sousa, visitas com "muitas horas de viagem, muitos momentos de convívio".
"E criou-se entre nós uma relação, antes do mais, pessoal, de amizade (...). Fundamentalmente [venho cá] pela relação pessoal, de estima, de amizade e depois também por uma relação política institucional", referiu, recordando visitas a Inglaterra e Espanha, em que o presidente esteve com a rainha de Inglaterra e a antiga primeira-ministra Theresa May e aos reis de Espanha.
À saída do hospital, cerca de uma hora depois, José Luís Carneiro disse que Marcelo "gostou do livro" que lhe ofereceu - "História Religiosa do Centro Histórico da Cidade do Porto", do padre Jardim Moreira - e "ficou surpreendido porque não sabia que tinha sido lançado". Acrescentou que falaram das viagens que fizeram em conjunto. "E em nome dos socialistas desejamos que o sr. presidente consiga recuperar rapidamente", concluiu o líder do PS.