O restaurante Casa do Frango abriu recentemente no Parque das Nações com uma "abordagem contemporânea" ao clássico frango no churrasco. Além deste prato, há espetadas e bacalhau na brasa, para quem procura alternativas, e um bar para começar ou terminar a refeição.
Chama-se Casa do Frango e é um dos mais recentes restaurantes do Parque das Nações, na zona oriental de Lisboa. O novo conceito do grupo de restauração Plateform - responsável por casas como o Sala de Corte, o Tapisco ou o Pica-Pau, entre muitos outros - aposta no frango no churrasco, um clássico do gosto dos portugueses, propondo uma abordagem que diz ser "contemporânea". O espaço tem capacidade para 580 pessoas, entre salas interiores e uma enorme esplanada, e oferece uma vista ímpar sobre o Tejo, no topo norte da Doca dos Olivais.
Tal como o nome indica, o menu tem como prato principal o frango assado no churrasco, cujo processo acontece na cozinha aberta, delimitada por um balcão em pedra lioz com 12 metros de comprimento. O frango assado no carvão é servido em meia-dose ou em dose inteira, com molho "especial" da casa ou com "piri-piri de receita exclusiva", a pedido, e inclui batatas-fritas trazidas numa travessa de inox. Paralelamente, da grelha também saem outras especialidades confecionadas com o fogo, como espetada de peru e bacalhau na brasa, com batatas a murro.
Inspirada nas grandes churrasqueiras familiares que marcaram a cidade nas décadas de 1960 e 1970, a Casa do Frango propõe igualmente opções ecléticas de carne e peixe. Entre elas há, por exemplo, costeletão de novilho e vários cortes de porco ibérico, como plumas e lagartos. O peixe marca presença, além do bacalhau (também disponível na versão espiritual), com polvo grelhado, espetada de lula e camarão. Antes, porém, vale a pena ver as entradas e os petiscos intemporais, como croquetes de novilho, pastéis de bacalhau ou salada de polvo, por exemplo.
No capítulo das sobremesas, os clássicos assumem o protagonismo: natas do céu, mousse de chocolate, bolo de bolacha, leite-creme, baba de camelo, pudim flan, farófias e fruta da época. A toada gastronómica tradicional estende-se também ao bar, logo à entrada, com um balcão de 10 lugares e uma carta de bebidas que vai desde cocktails clássicos reinterpretados com sabor português, como o Amarguinha Sour, às sangrias em jarro e ao vinho verde. Cervejas, sumos e vinhos portugueses também fazem parte do menu de bebidas, assim como opções sem álcool.
O espaço, de traça minimalista, revela-se amplo e luminoso no interior, graças às vidraças que deixam entrar a luz do sol. As paredes branco-marfim têm azulejos artesanais da fábrica Viúva Lamego e contrastam com os aparadores, banquetas estofadas e cadeiras e bancos da Olaio, uma referência no design português da segunda metade do século XX. Outro dos aspetos mais marcantes é o chão com losangos formados por inertes de pedra. Do lavatório coletivo em pedra Verde Serpa, nos lavabos, até aos materiais da iluminação, tudo foi pensado ao pormenor.
Casa do Frango
Rossio dos Olivais, Lote 2.23.02, Parque das Nações
Tel.: 218 386 045
Web: www.casadofrango.pt
Todos os dias, das 12h às 24h. Não encerra.
Geladaria contígua, das 12h às 22h.
Preço médio: 22 euros