Cinco anos depois de nascer, a Plantome ganha uma segunda morada em Lisboa, maior e mais luminosa, pelas mãos de um pai e filho. Há uma centena de espécies de plantas, das mais comuns às mais sazonais e raras, além de flores, vasos e artigos de decoração.
Corpo do artigo
Além do apelido e parentesco, há outra forte ligação a unir Nuno e André Mota, pai e filho que partilham há muito a paixão pela botânica. Formados em arquitetura paisagista e em design, respetivamente, são eles a dupla à frente da Plantome, a loja de plantas que nasceu há cinco anos nas Laranjeiras, crescendo em nome e em público, e que agora ganhou uma segunda morada, maior e mais luminosa, no Parque das Nações.
O novo espaço, decorado como um autêntico jardim, alberga cerca de uma centena de espécies botânicas. Estão por cá muitas das clássicas – figueira-lira, costela-de-Adão, espadas de São Jorge e estrelícias, por exemplo -, mas também outros exemplares mais de época, como o ácer japonês, que nesta altura tem folhagem nova e avermelhada, ou da medinilla-magnífica. Isto porque todos os dias chegam novidades à Plantome, que se apoia maioritariamente em fornecedores portugueses. “Temos muito cuidado com a qualidade. Só trazemos as plantas que estão em condições ideais”, explica André.
Na nova loja, as flores e os arranjos florais ganham também maior destaque e há dezenas de espécies à escolha, frescas ou secas. Além disso, compram-se aqui vasos e peças de decoração “que façam lembrar o universo da botânica e da natureza”, acrescenta André, sejam criações da Bordallo Pinheiro ou objetos de design de madeira e outros materiais naturais.
A Plantome, que tem loja online e faz entregas na Grande Lisboa, tem ainda serviços de arquitetura paisagista e de plant styling, de aconselhamento e execução sobre que tipo de plantas se darão bem num espaço, seja uma casa, um quintal, um hotel, um escritório ou um restaurante, por exemplo.
Certo é que a pandemia veio aproximar as pessoas das plantas. “Passámos a olhar para a nossa sala como podendo ser um jardim. A olhar para a nossa varanda e a perceber que pode ser uma esplanada. E nós acompanhámos essa vontade”, diz Nuno, que nesta loja tem uma equipa formada em áreas como a botânica, a biologia, a agronomia, etc. “Tudo gira à volta das plantas e todos têm um conhecimento aprofundado sobre como funciona o mundo vegetal”, conta.
Entre as atividades da loja estão os workshops, agora mais regulares, publicados de antemão no site e Instagram da Plantome, e até concertos ao piano, dando uso ao exemplar que existe na nova morada. A música, de resto, é um pilar da casa, também pelas playlists selecionadas a dedo que vão entoando pelo espaço – uma destas com curadoria da radialista Inês Maria Meneses. “Há a convicção de que as plantas gostam de ouvir música, que sentem uma energia entre elas e connosco”, afirma Nuno. Até porque cada uma tem a sua própria personalidade. “Mesmo dentro da mesma espécie, as plantas têm personalidades diferentes. São geneticamente semelhantes, mas diferentes. Como nós, humanos”, remata o proprietário.
Plantome – Parque das Nações
Avenida da Peregrinação, 5A, Lisboa
Tel.: 211504798
Web: plantome.pt
Das 10h às 19h. Encerra domingo.
Preço: plantas desde cinco euros