Evasões

Evasões à sexta: marcas intemporais para um Natal português

Destaques da Evasões de hoje, nas bancas gratuitamente com o Jornal de Notícias

Tema de capa

Produzem sabonetes e perfumes, atoalhados e tapetes, e vinho. Nasceram no século XIX e na primeira metade do século XX. Num caso, ressuscitaram já nesta década. Começaram por mostrar valor em Portugal, mas o Mundo não tardou a descobri-los. São marcas que fazem bem e fazem-nos bem.

Passear

A casa portuense onde morou Eugénio de Andrade reabriu ao público como Biblioteca Poética, onde se vai para contemplar a paisagem que inspirou a sua obra, ler e ouvir os textos do poeta e de outros autores da sua predileção. 2026 traz uma programação reforçada ao espaço.

Novidades

Da fusão de um conjunto de pequenas quintas, Alexandre Dias ganhou o terreno para dar corpo aos vinhos da Casa da Réssa. Em Folgosa do Douro, há um desejo de fazer "coisas diferentes", criar rótulos exclusivos e desenvolver sem pressas.

Restaurantes

O lisboeta Cícero Bistrot mudou-se de Campo de Ourique para um espaço mais luminoso no Chiado, com 30 lugares e peças de arte modernista brasileira em exposição. O menu de outono, rico em sabores do Brasil, sai das mãos das chefs Alessandra Montagne e Ana Carolina Silva.

Ficar

Lusitano Garden Villas, o novo hotel de Ponta Delgada, é o testemunho de uma dedicação aos cavalos que já leva duas gerações. As villas têm áreas generosas, com vistas sobre o mar e as serras micaelenses, e no picadeiro fazem-se experiências equestres pensadas para todos.

Redação Evasões