A preços francamente convidativos, estão disponíveis maravilhosas pizas e muito mais.
O restaurante italiano que dá pelo sugestivo nome de Italianino é bastião importante da cozinha italiana em Coimbra. Suprema qualidade nas massas de piza, e génio inventivo nos pratos de massa mais tradicionais. É como se Itália de repente se tornasse presente no quotidiano dos muitos urbanos que percorrem as vielas e o cima-abaixo da cidade do conhecimento.
A preços francamente convidativos, estão disponíveis maravilhosas pizas e muito mais. A marguerita é porventura a mais simples configuração, e é composta, como se sabe, por mozarela, manjericão e molho de tomate. Muito acima da fórmula vezeira de fast-food, configura substituto de excelência de refeição completa. A minha favorita é a diavola, constituída por salame picante e enriquecida com os vezeiros componentes mozarela e molho de tomate. A massa fina e estaladiça confere perfil único a esta maravilhosa solução, com o ligeiro picante que tão bem nos sabe, na hora da partilha à mesa. Gosto muito da piza nostromo, que leva cebola e atum e apresenta crocância e sabores bem distintivos. A parma é excecional pela riqueza de sabores que configura. Consta de presunto de parma fatiado fresco, rúcula e queijo parmesão laminado e sabe pela vida, quando acompanhada de um bom copo de vinho branco. A cerveja também é boa companhia na empreitada. E adoro a calzone que, como o nome indica, é fechada em meio círculo e dentro contém mozarela, fiambre, cogumelos e azeitonas. Frescura e crocância a toda a prova.
Sou fã incondicional das lasanhas do Italianino. A bolonhesa é a mais universal e é composta por vaca, porco, molho bechamel e queijo parmesão. Sabor viciante, e impressão fantástica de boca. Também se produz uma lasanha vegetariana, deliciosa nos sabores, a ponto de satisfazer o palato mesmo de quem não é grande fã da cozinha vegana. Gosto muito dos hamburgueres desta casa maravilhosa. O meu favorito é o fabuloso e guloso hamburger veneziano. Leva carne de vaca e porco, uva passa, castanha de cajú, manjericão, rúcula e tomate Cherry. É de ir às lágrimas. Há pratos de massa de gabarito. Caso por exemplo do spaghetti com molho de ragú à bolonhesa. Trata-se de uma deliciosa massa fresca artesanal com carne picada e molho de tomate muito equilibrada na boca. Também há gnocchi com molho de gorgonzola e nozes, para os amantes de sabores mais fortes.
Como sobremesa, proponho o excelente tiramisú, valor seguro, e lanço o repto de provar os maravilhosos cannoli à sicialiana. Toda uma grande viagem de ida e volta a Itália.
Italianino
Rua Borges Carneiro, 2, Coimbra
Tel. 939 651 086
Das 12h30 às 14h30 e das 19h30 às 22h30. Encerra segunda, terça e jantar de domingo.
Preço médio: 25 euros