Na gala Os Melhores do Ano 2025, prémios entregues pela "Revista de Vinhos", o tinto Cartuxa Reserva 2019 foi distinguido como Vinho do Ano. Na gastronomia, saíram premiados os chefs Vítor Matos, Rui Silvestre e Rita Magro.
Está a celebrar 25 anos e tem agora novas razões para comemorar. A Herdade do Sobroso, propriedade que soma 1600 hectares na Vidigueira, junto ao Alqueva, foi eleita Produtor do Ano pela "Revista de Vinhos" na gala "Os Melhores do Ano 2025", entrega de prémios que decorreu no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. No que toca aos principais galardões, o Alentejo saiu da noite duplamente vencedor, com o prémio Vinho do Ano atribuído ao tinto Cartuxa Reserva 2019, safra produzida pela Fundação Eugénio de Almeida, resultante de um blend das castas Alicante Bouschet, Aragonez e Cabernet Sauvignon.
Ainda nas premiações, a Pereira d"Oliveiras, dedicado aos Vinhos Madeira, foi eleito Produtor de Vinhos Fortificados do Ano; a ViveVinu, projeto familiar de pai e filho, António Luís e Manuel Cerdeira, nos Vinhos Verdes, é o Produtor Revelação do Ano; a dupla Sandra Tavares da Silva e Jorge Serôdio Borges, da duriense Wine & Soul, foi galardoada com o prémio Enólogo do Ano; e Ricardo Gomes, que oficia nos projetos do grupo hoteleiro Vila Galé e a empresa Madre, na Quinta do Val Moreira, no Douro, e no Paço do Curutelo, nos Vinhos Verdes, foi escolhido como Enólogo Revelação de 2025.
Na gastronomia, destaque para o chef Vítor Matos, o português que mais estrelas Michelin arrecadou para os seus espaços, que venceu como Personalidade do Ano. Rui Silvestre, do lisboeta Fifty Seconds, é o Chefe de Cozinha 2025; o açoriano Bioma, na Ilha do Pico, foi eleito o Restaurante do Ano; Rita Magro, do portuense Atrevo, recebeu o prémio de Chefe Revelação do Ano; e a Nunes Real Marisqueira, em Lisboa, alcançou o título de Serviço de Vinhos de 2025. Já a cidade de Braga foi considerada o Destino Gastronómico do Ano.
Entre outros premiados da noite, contam-se Augusto Brumatti, do algarvio Vila Vita Parc, como Sommelier do Ano; a mercearia Pára!Bento, de Vila do Conde, como Loja/Garrafeira do Ano; e o projeto beirão Wine Villages é o Enoturismo de 2025 para a "Revista de Vinhos", autora destes prémios anuais que estão quase a celebrar três décadas.