Sociedade

Conclave para eleição de novo Papa começa dia 12

O Vaticano anunciou, esta sexta-feira, que o conclave para eleger o próximo papa vai começar na próxima terça-feira, dia 12, prevendo-se a realização de mais uma congregação geral no sábado de manhã.

Uma declaração oficial saída da reunião desta sexta-feira dos cardeais fixa assim a data do início da reunião em que será escolhido o sucessor de Bento XVI, que anunciou a sua resignação em 11 de fevereiro último.

Esta espécie de pré-conclave está a decorrer em Roma, desde segunda-feira, com mais de 150 cardeais eleitores (com menos de 80 anos, à data da resignação) e não eleitores.

Segundo o comunicado oficial, o dia 12 será marcado por uma eucaristia conjunta e depois, durante a tarde, os cardeais ficarão recolherão à Capela Sistina, onde ficarão em conclave, para a eleição do novo papa.

Durante a manhã será celebrada, na basílica de São Pedro, a missa "pro eligendo pontifice" e "durante a tarde, os cardeais entram em conclave", acrescentou.

Para a manhã de sábado, está prevista uma nova congregação geral de cardeais, indicou o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, considerando ser possível a realização de novas sessões ainda na segunda-feira.

Esta fase interina começou a 28 de fevereiro, às 19 horas, com a resignação efetiva de Bento XVI, de 85 anos, anunciada a 11 de fevereiro.

O Vaticano já indicou esperar a eleição de um novo papa "até à Páscoa", a 31 de março, e muitos cardeais manifestaram vontade de regressar aos seus países para o domingo de ramos, a 24 de março.

O último chefe da Igreja Católica a renunciar foi Gregório XII, no século XV (1406-1415).

Redação