Fonte do governo sul-coreano afirmou, este domingo, que a Coreia do Norte parece estar a preparar manobras militares aéreas e terrestres de grande escala, na costa do Mar Amarelo.
"Não há forma de prever quando é o exercício será realizado, mas há uma possibilidade de o Norte optar por lançar mísseis de curto alcance como parte da sua demonstração de força", disse a mesma fonte, em declarações à agência Yonhap.
Segundo informações facultadas pelos serviços de informação sul-coreanos, há indícios que apontam que o regime de Kim Jong-un se prepara para realizar um exercício militar com forças aéreas e terrestres na base naval de Nanmpo, no oeste da Coreia do Norte.
A possibilidade é levantada numa altura em que se vive um forte clima de tensão na península coreana, depois de Pyongyang ter iniciado uma intensa campanha de ameaças contra a Coreia do Sul e os Estados Unidos, aliados que realizaram recentemente um exercício militar conjunto, considerado pela Coreia do Norte como um 'simulação' de invasão ao país.
Outras fontes militares contactadas pela Yonhap consideram, contudo, que apesar de se terem detetado sinais de movimentação do lado do Norte, tal não significa que qualquer tipo de manobra ou ensaio esteja iminente, até porque grande parte dos militares norte-coreanos foi mobilizada para os trabalhos relacionados com o período de colheita da primavera.
O Mar Amarelo, onde se acredita que podem ter lugar estas manobras, tem vindo a ser palco de constantes tensões militares entre as duas Coreias, com inúmeros confrontos navais, que causaram baixas em ambos os lados.