Cultura

Estreia auspiciosa dos First Breath After Coma

First Breath After Coma em Paredes de Coura Artur Machado/ Global Imagens

Ao terceiro dia do Vodafone Paredes de Coura, a música chegou ondulante e sorridente com o pós-rock doce e estimulante dos First Breath After Coma.

A banda de Leiria conseguiu juntar uma pequena multidão no palco Vodafone FM e a uma hora ainda muito precoce. Depois de ouvir o som da percebe-se porque tantos abdicaram de um final de tarde na praia do Taboão.

Compasso atrás de compasso, camada em cima de camada, as músicas dos First Breath vão crescendo e evoluindo num jogo de harmonias bem conseguidas e hipnotizantes até culminarem numa desarmante explosão cósmica de distorção e energia.

Pelo caminho, as bases eletrónicas cruzam-se com os muitos elementos orgânicos, as guitarras, o baixo, uma bateria forte e vincada e um apaziguador par de metais.

David Santos (Noiserv) subiu ao palco nas duas últimas músicas para gáudio de alguns milhares já rendidos aos talentos dos leirienses, incluindo alguns pais babados - e com razão - dos First Breath.

Há pouco tempo estavam a acampar em Paredes de Coura, este ano abriram o palco secundário. Se continuarem assim, seguir-se-á, sem grande dificuldade, o palco principal.

Tiago Rodrigues Alves