Corpo do artigo
Em 2004, a Coca-Cola admitiu estar a vender água da torneira do Reino Unido. Engarrafada e vendida sob a marca "Dasani", a água que a multinacional está a comercializar é descrita como "água pura" e tinha, há dois anos, o preço de 1,4 euros por cada meio litro. Este incidente liga-se directamente com relatório recente do Earth Policy Institute, no qual se alerta para o facto de os consumidores pagarem a marca, perfeitamente convencidos de que estão a obter grandes vantagens sobre a água canalizada.
A multinacional americana reconheceu que a água "Dasani", segunda mais vendida nos Estados Unidos da América, é proveniente da sua fábrica que se encontra na localidade de Sidcup, a Sul de Londres.
No Reino Unido, a Coca-Cola gastou 10,5 milhões de euros a lançar um produto providenciado pela rede de água municipal. A água era proveniente dos canos da empresa britânica de distribuição de água, Thames Water, que factura 0,008 euros por litro, e passava por um processo de purificação adicional, explica a mesma fonte. De 2,8 euros por litro, pagos pelo consumdior, para 0,008 euros por litro, pagos pela Coca-Cola ao fornecedor.
A Coca-Cola explicou que água é submetida a um processo especial de filtração para eliminar impurezas. E o consumidor paga tudo isso e muito mais.
PA