Corpo do artigo
Apesar de já não representar a novidade que foi sobretudo nos anos 70, onde obras que iam de "Piquenique em Hanging Rock" ao primeiro "Mad Max" colocaram o território, tão longe de tudo o resto, no mapa-mundo do panorama cinematográfico, a Austrália tem continuado sempre a apresentar filmes que demonstram sentido criativo, representam novas tendências, e introduzem universos distintos e díspares.
Com rampa de lançamento na Quinzena dos Realizadores de Cannes, em 2004, e passagem aplaudida na competição do Festival Indie Lisboa deste ano, "Salto mortal", primeira longa-metragem de Cate Shortland, é o mais recente exemplo.
No filme, Abe Cornish representa uma jovem de 16 anos que, depois de um 'flirt' com o namorado da mãe, foge de casa, percorrendo o país e coleccionando experiências sexuais, até ser confrontada com o verdadeiro amor.
Filme iniciático, e de iniciação, "Salto mortal" percorre o seu próprio terreno, em termos narrativos e geográficos, permitindo-nos várias revelações de uma só vez a descoberta de uma autora de talento; do corpo e do rosto fresco de uma jovem e muito promissora actriz (Abbie Cornish); e das paisagens dramáticas de um território que continua a ter muito por explorar. Um filme que merece consideração. JA
Salto mortal Realizador Cate Shortland Actores Abbie Cornish, Sam Worthington, Lynette Curran, Erik Thomson, Hollie Andrew, Leah Purcell Género: drama