Corpo do artigo
Os frequentadores da praia fluvial do Areinho, em Arouca, já podem voltar aos banhos nas águas do rio Paiva. Uma semana depois de a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCRND) ter interditado aquela praia fluvial e mandado retirar a bandeira azul, por ter detectado a presença de coliformes fecais nas águas do rio, novas análises efectuadas terão, agora, evidenciado que já não há perigo para a saúde pública.
Dessa forma, foi retirado o aviso de interdição, embora a bandeira azul se mantenha fora do mastro. A Câmara terá agora de tentar nova candidatura a bandeira azul, em Outubro. Em Arouca, existem várias praias fluviais, mas esta era a única que ostentava aquela distinção.
Com futuro incerto continua a praia da Paradinha. Há cerca de uma década, a autarquia recebeu verbas dos fundos comunitários para criar condições de apoio nesta praia fluvial. Mas depois de falhada a concessão ao INATEL, deixaram de ser prestados alguns dos serviços que ali existiam.
Alguns dos melhoramentos mais recentes acabaram por ser efectuados pela Associação dos Amigos da Paradinha, que criaram um local de merendas e um parque de estacionamento.
A falta de qualidade da água e a inexistência de infra-estruturas adequadas terão levado a autarquia, nos últimos anos, a não candidatar esta praia à bandeira azul.