Corpo do artigo
Um incêndio de pequenas dimensões destruiu, ontem, cerca de mil metros quadrados de floresta (mato e pinheiros), na área da Reserva Ornitológica de Mindelo (ROM), Vila do Conde.
De acordo com o Comandante dos Bombeiros da cidade, Joaquim Gomes, este foi o segundo incêndio que ocorreu na ROM em três dias.
Pedro Macedo, da Associação dos Amigos do Mindelo para a Defesa do Ambinte, afirma que a acção dos bombeiros evitou uma calamidade e alerta para o facto de voltar a pairar sobre aquele espaço o pior pesadelo: "Uma nuvem de cinzas". O ambientalista sublinha que as autoridades continuam a ignorar os avisos e denúncias, lembrando a necessidade urgente de o Governo declarar a zona como "Área de Paisagem Protegida".
Recentemente, a Junta de Freguesia de Mindelo manifestou a convicção de pressionar e sensibilizar o Governo para esse efeito. Contudo, são também necessários os meios financeiros para a aquisição dos terrenos da reserva ecológica, mantendo os agrícolas com a mesma função.
Na última Assembleia de Freguesia discutiu-se o levantamento dos caminhos públicos da ROM e o facto de recorrer à reserva como inspiração para o nome da futura estação do metro junto à Infineon. O presidente da Junta, Joaquim Cardoso, sugere que a estação adpote o nome de "Mindelo-Espaço Natureza". Céu Salazar