Corpo do artigo
"Nós tivemos a ideia e a Câmara socialista vai concretizá-la". Foi desta forma que o líder do PSD de Vila do Conde comentou, ontem, o anúncio da abertura do concurso para a duplicação da via de acesso à A28 (Porto-Viana), em Vila do Conde. A maioria, por seu lado, congratula-se pelo avanço de uma obra pela qual há muito se batia e acusa o PSD de, face à sua "incapacidade para apresentar ideias válidas", tentar "apropriar-se" do esforço do Executivo.
O PSD lembra que Vila do Conde é a única sede de concelho que não tem duas vias em cada sentido no acesso à A28, ao contrário de Matosinhos, Póvoa, Esposende e Viana. "O presidente da Câmara, confrontado por nós sobre o alargamento da via, respondeu que as vias estreitas eram melhores, porque havia mais segurança", lembrou Brás Marques, líder do PSD/Vila do Conde.
O responsável lamenta que, em vez de ouvir a oposição, os socialistas tenham andado a "realizar estudos que nunca ninguém viu, nem sabe quanto custaram", para agora chegarem à mesma conclusão, anos mais tarde.
A via, lembra a maioria, apesar de ser de acesso a Vila do Conde, está quase toda em território da Póvoa de Varzim. Ainda assim, o Município "sempre insistiu na sua duplicação" - que, como via nacional, teria que ser custeada pela Estradas de Portugal -, que vai agora "ser uma realidade", já que o concurso público foi já aberto. ATM