PSD: Manuela Ferreira Leite ausente do primeiro debate entre candidatos no Porto
Corpo do artigo
Lisboa, 17 Mai (Lusa) - Manuela Ferreira Leite não vai estar presente no primeiro debate entre os candidatos à liderança do PSD que se realiza segunda-feira no Porto organizado pela assembleia distrital do partido, disse à agência Lusa, fonte da campanha da candidata.
De acordo com a fonte da candidatura, Manuela Ferreira Leite não estará presente no debate por diversas razões, nomedamente de agenda, uma vez que no mesmo dia já tem um encontro marcado em Coimbra com militantes do partido.
Por outro lado e tendo em conta que o debate é promovido pela distrital do Porto, a candidata à liderança do Partido Social Democrata considera que não deve favorecer uma distrital em detrimento de outras.
"A partir do momento em que aceitasse ir, teria de estar presente em todos os debates que qualquer outra distrital propusesse, o que era impossível de concretizar por questões de tempo", disse a mesma fonte.
Além disso, acrescentou, há já dois debates agendados, um para dia 22 deste mês na SIC e o outro para dia 23 na TIV, lembrando que até esse momento "poderão eventualmente surgir novos candidatos" à liderança do maior partido de oposição.
Mas os argumentos não ficam por aqui: Manuela Ferreira Leite prefere nesta fase promover o debate com os militantes e não tanto com os outros candidatos.
Além disso, Manuela Ferreira Leite irá três vezes ao distrito do Porto para debates com os militantes até ao final da candidatura (já esteve no Porto poucos dias depois da entrega da candidatura, está hoje na Trofa e voltará novamente ao distrito).
Pedro Passos Coelho e Santana Lopes já confirmaram a presença no debate de segunda-feira, tendo este último candidato pedido autorização à distrital de Porto para trasmitir o debate via Internet, segundo uma fonte da sua campanha.
Segundo o presidente da assembleia distrital do PSD/Porto, Agostinho Branquinho, Mário Patinha Antão e Neto da Silva também já confirmaram a sua participação.
O debate entre os candidatos à presidência dos sociais-democratas realiza-se pelas 21:30, na Fundação Cupertino Miranda, no Porto.
As eleições directas para a liderança do PSD realizam-se a 31 de Maio e há cinco candidatos - o ex-primeiro-ministro Pedro Santana Lopes, o antigo presidente da JSD e ex-deputado Pedro Passos Coelho, a ex-ministra das Finanças Manuela Ferreira Leite, o deputado Mário Patinha Antão e o economista António Neto da Silva.
O congresso nacional do partido está marcado para 20 a 23 de Junho, em Guimarães.
MSP./JMG.
Lusa/fim