Roménia: Filhos de emigrantes poderão aprender a língua materna em Espanha e Itália
Corpo do artigo
Bucareste, 1 Ago (Lusa) - Dezenas de milhar de filhos de emigrantes romenos que trabalham em Espanha e Itália podem optar por cursos de língua e cultura romenas, a partir do ano lectivo 2007/2008, informou o ministro da Educação, Christian Adomnitei.
O Governo da Roménia aprovou hoje o projecto que prevê duas horas semanais opcionais de língua, cultura e civilização romenas para todos os níveis de ensino pré-universitário em Espanha e Itália, onde existem grandes comunidades de emigrantes deste país.
Esta iniciativa, que visa manter o vínculo da comunidade escolar romena de Espanha à sua cultura, consta de uma declaração comum subscrita por Adomnitie e a titular espanhola da Educação e da Ciencia, Mercedes Cabrera.
Até finais de Agosto, a Roménia vai subscrever um acordo similar com o Ministério italiano da Educação.
A Roménia transmitirá às autoridades espanholas o conteúdo do curso e os materiais didácticos necessários para o seu desenvolvimento.
As autoridades espanholas e italianas disponibilizam salas para as aulas, computadores e asseguram cursos de formação para o pessoal docente seleccionado.
RCR.
Lusa/fim