Corpo do artigo
D
"Tempo de viver" mais uma produção da TVI
epois da bem sucedida novela "Ninguém como tu", da TVI, a fasquia ficou elevada, sobretudo quando se usam os mesmos ingredientes para retornar ao sucesso.
Alexandra Lencastre e o guionista Rui Vilhena vão estar de novo presentes na grande aposta da TVI, "Tempo de viver", uma novela cujo ponto de partida é a recriação do ataque às Torres Gémeas de Nova Iorque. Mas se estes dois nomes podem valer o êxito, José Eduardo Moniz, director-geral da TVI, decidiu também juntar-lhes os nomes de Margarida Vila-Nova e Maria João Bastos, duas actrizes que se confrontaram como protagonistas na novela "Mundo Meu".
Este é o projecto que a TVI ontem apresentou e que deverá ir para o ar ainda este mês, já na segunda quinzena, pois a novela "Dei-te quase tudo" está prestes a terminar.
Mas resumir o investimento criativo nesta novela aos factores já mencionados é ser redutor Rita Blanco (que regressa à ficção nacional após três anos de ausência), Ruy de Carvalho, Manuela Couto, Joana Solnado, Dalila Carmo, Marcantonio Del Carmo, Ana Guiomar (que transita directamente de "Morangos com Açúcar), Benedita Pereira, José Wallenstein e Marco Delgado são alguns das dezenas de actores que compõem o elenco desta novela de 120 episódios, dirigida por Rui Cerqueira.
José Eduardo Moniz elogia o elenco "Praticamente todos os que são bons actores em Portugal trabalham na TVI". Mas também destaca o enredo: "É uma novela muito atirada para a frente", expressão que até faz todo o sentido se pensarmos que a história vai envolver situações de "swing" (troca pontual dos elementos de um casal com outro casal),inseminação artificial, atentados terroristas, prostituição de luxo, bissexualidade, esoterismo , traições consentidas, ganância, tráfico de droga aeroportuário, paixões assolapadas em paisagens asiáticas.
Quanto a Alexandra Lencastre, esqueça a figura pérfida que a actriz protagonizou em "Ninguém como tu". Agora, vamos ver uma mãe bondosa, caixa de supermercado, disposta a sacrificar toda a vida pela filha, interpretada por Margarida Vila-Nova, que, por sua vez, nada vai ter a ver com a bondade que revelou em "Mundo Meu". Juntam-se protagonistas de novelas diferentes, mas mudam-se-lhes os retratos psicológicos.