Turismo: Pousadas de Portugal promovem-se com nova estrategia comercial com accoes de 250 mil euros
Corpo do artigo
Lisboa, 03 Jul (Lusa) - As Pousadas de Portugal vão ter acções de promoção visando aumentar o número de dormidas, nacionais e estrangeiras, o que inclui uma nova estratégia comercial em Portugal, num investimento entre 200 mil e 250 mil euros.
Em conferência de imprensa, o director-geral de Operações do grupo Pestana Pousadas, Lars Bo Hansen, explicou que o objectivo é chegar às 360 mil dormidas em 2007, sendo a prioridade a nível internacional para os mercados de Inglaterra, Alemanha, Espanha, Norte de América e Brasil.
Para o mercado nacional, trata-se de preparar "uma nova estratégia de comercialização assente" na renovação, inovação e fidelização, conforme frisou o director de Marketing e Vendas, Rogério Cardoso.
O início da nova abordagem será o Verão, com acções já a partir da próxima segunda-feira, continuando para o Inverno, em Outubro.
As Pousadas pretendem continuar a aposta no segmento famílias, a que juntam outros grupos de clientes, como as empresas, casais, grupos de amigos ou séniores e criaram produtos que respondem às preferências específicas de cada um.
Rogério Cardoso destacou o objectivo de modernizar a imagem das Pousadas, para que seja apelativa a um público mais jovem, "com poder de compra e habituado a passar fins-de-semana e férias fora de casa", o que se insere na decisão de captar novos clientes e novos segmentos.
"Melhor Preço Disponível" é a atitude que os responsáveis da empresa querem fazer passar, ao "garantir ao cliente a reserva das suas férias nas Pousadas de Portugal sempre pelo valor mais baixo do mercado, independentemente do canal de reserva escolhido", refere Rogério Cardoso.
Assim, "o valor da estadia deixa de ser fixo, passando a reflectir a disponibilidade existente", a preços mais competitivos, acrescenta.
Para Outubro, a ideia é apostar em novos formatos de comercialização, com a designação de "Momentos únicos Pousadas", em que o alojamento é posicionado como parte de uma experiência temática.
No estrangeiro, vai ser aproveitado o reconhecimento internacional de Portugal como destino de golfe, apostando na oferta desportiva e os passeios pelas cidades (touring) apontados como prioritários no Plano Estratégico Nacional do Turismo (PENT), definido pelo governo.
Entre as acções a implementar nos mercados escolhidos como prioritários, Lors Bo Hansen exemplificou as parcerias com a imprensa, com companhias aéreas, operadores turísticos e estabelecimentos desportivos, por exemplo para receber clientes em Tavira, aproveitando as estruturas ai existentes e a Pousada.
Para o Brasil, foram encontrados "parceiros de negócio para fazer campanhas publicitárias em conjunto" e são incluídas unidades hoteleiras do grupo Pestana na região de Lisboa e Cascais e do Porto, avançou o responsável.
Nos EUA, além das acções com a imprensa, a criação de uma nova brochura a distribuir pelos agentes de viagens, num investimento de 40 mil euros, e parcerias com associações do sector vão contribuir para a promoção das Pousadas.
Para o mercado espanhol, o destaque vai para a nova parceria com a Viagens El Corte Inglés, com a qual serão lançadas duas campanhas, uma para o Verão, iniciada "há poucos dias" e outra para Setembro, com a vertente lazer, mas também chamando a atenção para o segmento negócios.
Para o Brasil, onde o grupo Pestana Pousadas instalou a primeira Pousada de Portugal fora do país, em Salvador da Bahia, "a estratégia é um pouco diferente e algumas das acções definidas não serão aplicadas", disse o director operacional.
EA.
Lusa/Fim