
Sandra Loureiro, diretora de marketing da Staples Portugal
Foto: Direitos reservados
Sandra Loureiro, diretora de marketing da Staples Portugal, falou ao Jornal de Notícias sobre a nova iniciativa "Bolsa de Mérito - Educação para todos", da qual a marca é parceira.
Corpo do artigo
Depois de 12 anos de sucesso com a iniciativa “Regresso às Aulas”, arrancamos agora com a primeira edição da “Bolsa de Mérito – Educação Para Todos”. Quais as expetativas da Staples para esta nova iniciativa, da qual é parceira com o Jornal de Notícias e a Opticalia?
Para a Staples significa renovação, mas também continuidade da aposta numa iniciativa de anos, que muito nos orgulha. No Regresso às Aulas a marca está ainda mais perto de crianças, jovens e famílias e podermos fazer a diferença na vida destas crianças oriundas de contextos menos favorecidos, aliado ao facto de premiarmos o seu mérito escolar, é algo que faz todo o sentido para a Staples. O pilar da responsabilidade social é estratégico do nosso negócio.
Que condições estabelecem como prioritárias para se conseguir proporcionar uma educação de qualidade a mais crianças? Que metas gostaria de ver atingidas?
A igualdade de recursos e oportunidades nas escolas, desde a efetiva existência de professores em número e timing adequados e a consistência de programas de ensino adequados a todos, numa perspetiva de inclusão, é a base. Com esta iniciativa, temos como meta dar acesso a oportunidades de construção de um futuro, a quem não as tem, aliviando o orçamento familiar de muitos destes estudantes e permitindo que continuem o seu percurso escolar, que poderia estar comprometido, de outra forma.
No atual contexto nacional e internacional, considera que as empresas devem ser ainda criativas nas políticas de responsabilidade social que promovem no âmbito do apoio aos mais desfavorecidos?
Cada vez mais as marcas devem ter um papel e uma voz ativa em causas sociais, neste caso para prevenir problemas como o insucesso e o abandono escolar. Aqui estamos a estimular a motivação, a confiança num futuro mais promissor e equitativo e a passar a mensagem de que qualquer aluno pode pertencer ao quadro de mérito, independentemente do meio de onde provém. Atenuar as desigualdades de oportunidades, que estas crianças e jovens vivem diariamente e poder fazer com que percebam que é importante continuarem a acreditar e a investir no seu futuro, fazem desta iniciativa um projeto meritório.
Que mensagem gostaria de deixar aos nossos premiados?
Nunca deixem de sonhar e de acreditar, porque podem ser o que quiserem. A Staples sempre acreditou e continua a acreditar.