Um avião de turismo despenhou-se, esta quarta-feira, perto do Aeroporto de Guararapes, na Zona Sul do Recife, no nordeste do Brasil, causando a morte dos seus 16 ocupantes. Veja o vídeo.
Corpo do artigo
O avião de pequeno porte despenhou-se quatro minutos após a descolagem devido a causas desconhecidas, adiantou fonte dos bombeiros. A aeronave fez um contacto com a torre de controlo a avisar de um problema de emergência logo após a descolagem.
O piloto terá avisado que faria uma aterragem de emergência, mas o avião caiu e incendiou-se logo de seguida. O avião caiu num terreno baldio, entre os bairros de Piedade e Boa Viagem, uma das zonas mais turísticas da capital de Pernambuco.
[Youtube:Ypl6sCVfuoc]
Segundo o coronel Valdyr José de Oliveira Júnior, comandante da assessoria de Imprensa do Corpo de Bombeiros de Pernambuco, não houve sobreviventes. A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que houve "totais perdas humanas e materiais".
O avião bimotor turboélice L-410 de fabrico checo, também conhecido como LET, da empresa Noar Linhas Aéreas, que opera voos regionais, descolou às 6.51 horas do Recife com direcção a Mossoró, no Rio Grande do Norte. A aeronave faria escala em Natal.
Testemunhas relataram aos investigadores da Força Aérea Brasileira (FAB) no local que o avião explodiu. Imagens televisivas mostram a carcaça do aparelho carbonizada.
Leia a íntegra da nota da Força Aérea Brasileira (FAB)
"O Comando da Aeronáutica informa que nesta quarta-feira, 13 de Julho, às 06:51h (horário de Brasília), uma aeronave bimotor L410 da Empresa Noar Linhas Aéreas descolou do Aeroporto de Recife. Acto contínuo declarou estar em situação de emergência e que tentaria pousar na praia de Boa Viagem.
A aeronave acidentou-se em um terreno baldio entre os bairros de Piedade e Boa Viagem, com totais perdas humanas e materiais.
No plano de voo foi informada a existência de 16 pessoas à bordo. Tal informação foi ratificada pela tripulação quando em contacto inicial com a torre de controle, antes da descolagem.??A Aeronáutica iniciou as investigações para apurar os possíveis factores que contribuíram para o acidente."
A empresa Noair informou que opera há um ano em Pernambuco e que possui duas aeronaves compradas na República Tcheca".