A fábrica da multinacional norte-americana PepsiCo em Guarulhos, São Paulo, terá de responder num processo administrativo após admitir problemas num lote da bebida achocolatada "Toddynho".
Corpo do artigo
O processo foi aberto esta sexta-feira pelo Programa de Orientação e Protecção ao Consumidor (Procon) do Estado do Rio Grande do Sul, região para onde foram destinados os lotes com problemas.
A falha foi descoberta ao longo desta semana, após diversos relatos de consumidores, de diferentes cidades da região sul do Brasil, que informaram ter sentido mal-estar após ingerir a bebida.
A partir de uma análise realizada pelo Laboratório Central do Estado do Rio Grande do Sul, detectou-se que o conteúdo da embalagem continha um líquido com pH muito elevado, impróprio para o consumo.
Através de um comunicado, a PepsiCo admitiu ter encontrado falhas durante o processo de higienização das suas máquinas, o que fez com que algumas embalagens do "Toddynho" fossem envasadas com produto usado para limpeza, à base de água e detergente.
A companhia informa que recolheu as embalagens ainda na sua sede, mas que cerca de 80 chegaram ao mercado, num lote destinado ao Rio Grande do Sul.
Na quinta-feira, a Vigilância Sanitária já havia decidido autuar a fábrica da PepsiCo em Guarulhos por comercializar produtos sem a devida segurança.