Operação em porto descobre 530 quilos de cocaína que seria distribuída na Europa
Uma operação no porto de Suape, no Estado brasileiro de Pernambuco, levou à apreensão de 530 quilogramas de cocaína que seria distribuída na Europa, informou esta segunda-feira a Polícia Federal (PF) do Brasil.
Corpo do artigo
A operação foi realizada entre sexta-feira e sábado pela PF em conjunto com a Receita Federal. Essa foi a maior apreensão de cocaína pura já realizada na região nordeste do Brasil.
A droga - originária da Colômbia ou da Bolívia - estava em cinco contentores que iriam para a África, mas tinha como destino final a Europa. A assessoria da PF não soube especificar que países estavam na rota.
Camuflada em pequenos pacotes, a cocaína estava no meio de uma carga de gesso em pó e foi localizada com a ajuda de um cão pisteiro. A polícia já tinha a informação de que a carga passaria pelo porto de Suape.
Segundo o comunicado, as autoridades brasileiras já identificaram os responsáveis pela exportação da mercadoria. Todos serão intimados e poderão ser autuados por tráfico internacional de entorpecentes, cujas penas podem chegar a 20 anos de reclusão.
Com a apreensão do último fim de semana, reforça-se a tese de que os portos comerciais brasileiros passaram a integrar as rotas do narcotráfico internacional. Neste ano, pelo menos 400 quilogramas de cocaína foram apreendidos no porto de Santos, no Estado de São Paulo, em mais de uma operação.
Uma das maiores apreensões em portos brasileiros ocorreu em 2009, quando a polícia descobriu cerca de cinco toneladas de droga no porto de Paranaguá, no Paraná, que seriam embarcadas para a Roménia.