O prefeito da cidade brasileira de Teresópolis, Jorge Mário Sedlacek, foi afastado definitivamente do cargo, após denúncias de que terá desviado dinheiro público destinado às regiões afectadas pelas chuvas de Janeiro.
Corpo do artigo
A cassação do mandato do prefeito foi aprovada por unanimidade, numa votação realizada na terça-feira à noite, na Câmara dos Vereadores de Teresópolis, sem a presença do agora ex-prefeito.
O político já havia sido afastado do cargo em Agosto, após denúncias de que terá desviado o dinheiro público transferido pelo Governo Federal para a recuperação dos bairros afectados pelas chuvadas que assolaram a região no início deste ano.
De todos os municípios afectados, Teresópolis foi um dos que recebeu mais recursos do governo para a limpeza e reconstrução da cidade.
Após as investigações, a Controladoria Geral da União (CGU, que fiscaliza o património e a gestão de bens públicos) determinou que o município deve devolver aos cofres públicos o valor de sete milhões de reais (cerca de três milhões de euros), referentes à transferência feita naquela época.
Sedlacek, que fazia parte do Partido dos Trabalhadores (PT), também já havia sido expulso do partido.
Desde o seu afastamento, a cidade enfrenta uma grande instabilidade política.
O vice-prefeito, Roberto Pinto, que substituiu Sedlacek em agosto, faleceu de ataque cardíaco dois dias após assumir as novas funções.
O atual prefeito, Arlei de Oliveira Rosa, ocupa o cargo interinamente desde então.
A situação deverá ser resolvida a partir de agora, com a convocação de novas eleições.
Outras cidades afectadas pelas enxurradas de Janeiro também foram alvo de denúncias de irregularidades e corrupção e estão a ser investigadas pela Ministério Público Federal (MPF).