O treinador da equipa de futebol do Vasco da Gama, Ricardo Gomes, vítima de acidente cardiovascular no domingo, abriu os olhos e fez alguns movimentos na manhã desta quarta-feira, informam os médicos responsáveis por seu tratamento.
Corpo do artigo
De acordo com o último boletim médico, o antigo defesa central do Benfica e da selecção brasileira está sem medicação sedativa desde as 8.00 horas desta quarta-feira (12.00 horas em Portugal Continental) e está a responder "muito bem" ao tratamento, a apresentar uma melhora "surpreendente".
Com o fim do coma induzido, o treinador acordou hoje pela manhã e abriu os olhos, a movimentar também os membros, especialmente os do lado esquerdo, informaram os médicos.
Ricardo Gomes está agora com respiração parcialmente assistida, uma vez que parte dos aparelhos utilizados para essa função foram desligados.
"As notícias são boas. Suspendemos de manhã cedo os sedativos, e após duas horas ele já apresenta reacções positivas. Acordou, abriu os olhos em determinados momentos e movimentou braços e pernas, mais o lado esquerdo do que o direito, como esperado. Isso não quer dizer que ele vá ter sequelas permanentes, pois ainda é cedo para uma avaliação definitiva. Mas vamos iniciar a fisioterapia, e ele deve recuperar totalmente os movimentos", disse um dos médicos da equipa que está a cuidar de Ricardo Gomes.
"Com o período de maiores complicações terminando, ele apresenta normalidade no estado clínico, sinais vitais normais e exames de imagem compatíveis com boa evolução", acrescentou.
O treinador do Vasco sofreu um acidente vascular encefálico hemorrágico no domingo passado durante a segunda parte do jogo contra o Flamengo, no estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro.
Ricardo Gomes foi retirado do relvado de ambulância e teve de ser submetido a uma cirurgia. O seu estado de saúde era considerado muito grave e os médicos ainda não sabem dizer se o acidente deixará sequelas.