O treinador do Vasco da Gama e ex-futebolista do Benfica, Ricardo Gomes, tem uma recuperação "acima da média" e já respira sem a ajuda de aparelhos, segundo o boletim médico divulgado esta sexta-feira.
Corpo do artigo
Ricardo Gomes está internado há 11 dias no Hospital Pasteur, no Rio de Janeiro, devido a um acidente vascular encefálico hemorrágico, que sofreu durante o "derby" entre o Vasco da Gama e o Flamengo.
O tubo que auxiliava na respiração de Ricardo Gomes foi retirado quinta-feira.
"Ele está a respirar muito bem sem o tubo e, até ao momento, não cogitamos retornar com a prótese respiratória", disse o médico Fábio Guimarães Miranda, segundo o jornal O Estado de S. Paulo.
De acordo com o médico, "isso significa que a recuperação dele está acima da média".
"Já podemos considerar também que ele já passou do período de maior gravidade", completou.
A equipa médica vê melhoras diárias no nível de consciência do treinador vascaíno, que reconhece familiares e pronuncia algumas palavras.
O seu estado de saúde é estável, sem gravidade, mas deverá ficar mais alguns dias na unidade de tratamento intensivo do hospital.
De acordo com o boletim médico, o ex-defesa do Benfica realiza fisioterapia motora e respiratória, além de sessões de fonoaudiologia.
Os médicos preferem, porém. não dar palpites sobre o nível das sequelas que Ricardo Gomes poderá apresentar após terminar o tratamento.