Filmes de 37 países, repartidos por quatro secções competitivas e vários segmentos de exibição, estão convocados para a 40.a edição do Fantasporto, festival que começou por se afirmar através do cinema fantástico, mas evoluiu para uma mostra de filmografias dos cinco continentes, que revela produção contemporânea de relevo.
Corpo do artigo
Essa capacidade do Fantas para antecipar nomes importantes da Sétima Arte foi sublinhada por Mário Dorminsky e Beatriz Pacheco Pereira, fundadores do certame em 1981, que lembraram, durante a apresentação do programa, uma série de vencedores de Oscars que tiveram filmes a concurso no festival, desde logo Bong Joon-ho, que arrecadou o prémio de Melhor Filme ("Parasitas") e Melhor Realização na última cerimónia da academia.
Tratando-se de um clássico da cidade, o Fantasporto abre este ano as portas com três filmes canónicos em cópias restauradas - "Blade runner", de Ridley Scott, que teve a sua antestreia em Portugal no Fantas, em 1982, é exibido a 25 de fevereiro; "Bram Stoker"s Dracula", de Francis Ford Coppola, "a mais sofisticada representação em cinema do Conde Drácula", nas palavras da diretora, projeta-se dia 26; e "Touro enraivecido", de Martin Scorsese, que celebra também o seu 40.o aniversário, poderá ser visto dia 27.
Nos principais blocos de competição, Cinema Fantástico e Semana dos Realizadores, serão abordados temas como a exploração infantil, as migrações, o papel das redes sociais nas relações ou a gentrificação. Uma paleta ampla que revela aquilo que, para Dorminsky, é "o suporte da seleção dos filmes - o seu argumento". Mas o diretor promete também um "regresso ao Carlos Alberto", alusão ao espaço onde se realizaram as primeiras edições do festival, e onde os "sustos" se prolongavam até altas horas da madrugada.
Contando com a presença de realizadores, atores e produtores de países como o Canadá, Suécia, México, Filipinas ou Uzbequistão, o festival apresentará ainda produção nacional, incluindo os trabalhos de oito escolas de cinema portuguesas. Uma exposição de hologramas ampliará a dimensão fantástica nos espaços do Rivoli.