Para lá de Lisboa e Porto, muitas salas de espetáculos apresentam programação abundante para os primeiros meses do novo ano, da música ao teatro e à dança.
Corpo do artigo
Com cautela e esperança, vai emergindo da rede de teatros municipais, cineteatros, centros culturais e casa das artes de norte a sul do país um conjunto de eventos artísticos que, se a evolução da pandemia o permitir, poderão assinalar um pequeno início de retoma da normalidade nos palcos.
Uma parte importante dos eventos que preenchem as agendas destas instituições é fruto de um planeamento a longo prazo que, ainda assim, foi estruturado à sombra da crise pandémica que conduziu a uma violenta quebra dos espetáculos. Os programas agora conhecidos incluem algumas dessas atividades resgatadas entre tudo o que não aconteceu em 2020.
O rol cultural prestes a chegar às salas que cintilam longe de Lisboa e do Porto é dominado pelo teatro e pela dança, pela música e pelo cinema, além de uma série de atividades para o público infantil. Outros marcos regulares da temporada, como festivais de jazz e de dança, também estão presentes.
Festivais nas agendas
No capítulo dos festivais, o Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, ostenta um número elevado de marcações. Entre 27 de abril e 2 de maio, abrem-se as portas aos DDD (Dias da Dança) e ao FITEI (Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica). Logo depois, de 3 a 9 de maio, acontece a 21.ª edição dos Encontros de Cinema. No verão, será a vez do 30.º Festival de Jazz (30 e 31 de julho) e do 15.º Neopop (11 a 16 de agosto), evento de música eletrónica.
O Teatro Municipal de Bragança acolhe a série de concertos Live in a Box (19 a 21 de março) e o 27 FT Festival de teatro (27 de março a 27 de abril). Em Guimarães, o ponto alto no Centro Cultural Vila Flor reside na 11.ª edição do GUIdance, que decorre entre 4 e 13 de fevereiro. No mês seguinte, de 17 a 21, o Eixos - Ciclo de Teatro de Marionetas toma conta do Cineteatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira.
DESTAQUES:
Teatro Municipal Sá de Miranda (Viana do Castelo)
"Desastre nu", Teatro Art"Imagem, 12 de fevereiro
"Olga Roriz - A casa das belas adormecidas" (dança), 11 de junho
30.º Festival de Jazz, 30 e 31 de julho
Teatro Municipal de Bragança
Clã (música), 29 de janeiro
"Descobrimentos", Pedro Tochas (stand-up comedy), 18 de fevereiro
"Ermelinda do rio - Noturno para voz e concertina", Teatro da Terra, 27 de março
Theatro Circo (Braga)
JP Coimbra (música), 16 de janeiro
"Humidade", Companhia de Teatro de Braga, 2 a 4 de fevereiro
Mão Morta (música), 19 e 20 de fevereiro
Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão
"Julieta dos espíritos", Federico Fellini (cinema), 14 de janeiro
"À espera de Godot", ACE Escola de Artes de Famalicão (teatro), 14 e 15 de janeiro
Álvaro Cortez (percussão) e Isabel Romero (piano), 16 de janeiro
Theatro Gil Vicente (Barcelos)
"Pinóquio", A Capoeira - Companhia de Teatro de Barcelos, 17 de janeiro
Casal da treta", Ana Bola e José Pedro Gomes, 22 de janeiro
Tim (música), 29 de janeiro
Centro Cultural Vila Flor (Guimarães)
"Niet hebben - Carta rejeitada", Crista Alfaiate (teatro), 16 de janeiro
Manel Cruz (música), 23 de janeiro
GUIdance 2021 (dança), 4 a 13 de fevereiro
Cineteatro António Lamoso (Santa Maria da Feira)
Amaura (música), 13 de janeiro
"Órbita", Carlos López e Noemí Pareja (dança, circo e música), 6 de março
Eixos - Ciclo de Teatro de Marionetas, 17 a 21 de março
Teatro Aveirense
Capitão Fausto (música), 8 de janeiro
Três Tristes Tigres (música), 22 de janeiro
Carlão (música), 13 de março
Teatro Viriato (Viseu)
Dino d"Santiago (música), 22 de janeiro
"The show must go on", Jérôme Bel (dança), 29 de janeiro
"Escrever, falar", encenação de Simão do Vale Africano (teatro), 13 de março
Teatro Académico Gil Vicente (Coimbra)
"Luz de perdição - Clube de leitura teatral", Mário Montenegro, 12 de janeiro
"Partilhas/Exchanges", Filipa Francisco (dança), 26 de fevereiro
"Linhas cruzadas: o espaço público em debate", 17 de março