Após 10 dias de vivência intensa dos quadradinhos, o 35.º Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora - Amadora BD 2024 fecha domingo as suas portas, mas até lá ainda são muitas as razões para passar pelo Parque da Liberdade (antigo Ski Skate Park).
Corpo do artigo
A primeira, são as exposições: consoante os gostos e/ou as gerações, recordar os 60 anos da Mafalda ou do super-herói Demolidor ou os 35 anos de Naruto valerá a visita. No entanto, têm sido as belíssimas aguarelas de Christian Lax, autor de "A universidade das cabras" (edição Arte de Autor) que têm prendido a atenção da maioria dos visitantes, bem como o "Mundo de Elviro", que recria o universo imaginado pelo português Paulo J. Mendes no livro que lhe valeu o troféu para Melhor Obra de Autor Português nos Prémios de Banda Desenhada da Amadora do ano passado. Aliás um dos momentos mais esperados deste sábado, dia 26, é a apresentação do novo livro deste autor nortenho: "O atendimento geral" (Escorpião Azul), mais uma conseguida comédia de costumes, com as habituais doses de crítica social e absurdo e uns toques de humor negro.
No total, são quinze as exposições que podem ser apreciadas, relacionadas com o tema "Humanidade" que serve de mote ao festival, que também celebra os 50 anos da Revolução do 25 de Abril e valores como democracia, liberdade, justiça e igualdade.
Para além de Paulo J. Mendes, neste último fim-de-semana, estarão presentes para apresentações, lançamentos e sessões de autógrafos Jorge Coelho, que foi distinguido na semana passada com o troféu para Melhor Obra de Autor Português pela adaptação de "O Grande Gatsby" (A Seita), Luís Louro, que recebeu o Troféu de Honra por 40 anos de carreira, Mikaël (autor da trilogia de Nova Iorque: "Giant", "Bootblack" e "Harlem", edição Ala dos Livros), Stéphane Fert e Wilfred Lupano ("Branco em redor", Arte de Autor), Anna Miralles e Emílio Ruiz ("Ava", Ala dos Livros), Alex Maleev ou Joe Rubinstein, dois autores que trabalharam em Demolidor.
Apesar do encerramento do Amadora BD 2024, domingo às 20 horas, continuarão patentes as mostras que estão situadas na Galeria Municipal Artur Bual, na Bedeteca da Amadora e na Casa Roque Gameiro.