A primeira de três conferências sobre o papel das mulheres na História realiza-se já nesta terça-feira, com a revisitação do percurso de várias figuras marcantes.
Corpo do artigo
Integrado nas Conferências Eutopos, o espaço cultural Brotéria programou para o primeiro trimestre do ano três conferências centradas no papel das mulheres na História, destacando outras tantas personalidades femininas que passaram despercebidas no seu tempo.
A sessão desta terça-feira, com início marcado para as 20.30 horas, está entregue a Filipa Lowndes Vicente.
A historiadora e investigadora vai abordar o tema “Conhecimento e criatividade: biografias de mulheres na história global”, dos séculos XVIII ao XX.
A conferência é um primeiro passo para revelar as muitas vidas ainda desconhecidas de abordagens feministas no nosso percurso coletivo, questionando os processos que contribuíram para a sua invisibilidade.
Mulheres como a britânica Mary Wollstonecraft, escritora e filósofa; a afro-americana Sarah Parker Remond, abolicionista e ativista. Serão ainda evocadas a artista plástica Aurélia de Sousa e Maria Lamas, escritora, jornalista e fotógrafa.
Doutorado na Universidade de Londres, em 2000, Filipa Lowndes Vicente faz parte do corpo docente do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. É autora de vários artigos e livros, entre os quais "Arte Sem História: Mulheres e Cultura Artística, Séculos XVI-XX (2012)".
Todas as conferências têm entrada livre.
Brotéria
Rua de São Pedro de Alcântara, 3, Lisboa