A apresentação da primeira versão da plataforma irá marcar o dia de nascimento do poeta, 19 de janeiro, e contará com a presença de Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto.
Corpo do artigo
O ano passado Portugal celebrou o centenário de Eugénio de Andrade. Para não interromper as celebrações, o espólio do poeta, na posse dos municípios do Fundão e Porto, foram reunidos numa plataforma única.
Assim nasce a Biblioteca Digital Eugénio de Andrade, que numa primeira versão disponibiliza mais de 400 dos poemas, datiloescritos, manuscritos, fotografias, postais, livros, desenhos, documentos e objetos da coleção pessoal do poeta.
A apresentação e lançamento estão marcados para sexta-feira, às 11.30 horas, o dia de nascimento do poeta. No auditório da futura Casa da Poesia Eugénio de Andrade, ou seja, na antiga Fundação do poeta, no Passeio Alegre, estarão presentes o presidente da Câmara Municipal do Porto e do Fundão, Rui Moreira e Paulo Fernandes, respetivamente.
Compreendido como um dos seis núcleos do projeto Biblioteca Errante, a casa onde o autor viveu no Porto ganhará nova vida, tornando-se um polo deste projeto-mãe. Com esta iniciativa dá-se mais um passo na democratização do campo do conhecimento em torno do poeta, defendendo e valorizando a vida e obra do autor de “As mãos e os frutos”.
Ainda integrado nas comemorações do centenário de Eugénio de Andrade, pelo Museu e Bibliotecas do Porto, esta plataforma vem complementar o vasto programa apresentado o ano passado.
Entre duas exposições, ciclos de conversas, de leituras, de música, bem como manifestações de mediação que envolveram mais de 50 criadores, pensadores e autores, os festejos culminaram por fim com a assinatura do Contrato Interadministrativo de Cooperação entre os municípios do Porto e Fundão, ações conjuntas e a criação desta plataforma digital.
As coleções estão acessíveis através do desenho da exposição “Eugénio de Andrade: a arte dos versos”, com curadoria de Jorge Sobrado e Rita Roque. As mesmas estiveram patentes nas duas cidades que acolheram o poeta.
Com estas iniciativas o legado de Eugénio de Andrade está assegurado, perdurando no tempo, não só através da memória e das ações que apelaram ao reconhecimento do autor, como também a transposição do seu acervo para o digital. E assim as palavras do poeta chegarão cada vez mais longe.