Todas as famílias com filhos vão oferecer jogos, bonecas e peluches e mesmo tablets com preços acima da centena de euros, a par do vestuário e calçado.
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As crianças são as mais privilegiadas no que respeita a presentes de Natal: todas as famílias com filhos vão oferecer-lhes brinquedos, a par do necessário calçado ou da roupa nova. Mesmo durante a crise, recorda Mafalda Ferreira, especialista em consumo, "os portugueses nunca deixaram de dar brinquedos às crianças no Natal". A novidade é que estes são cada vez mais caros e sofisticados, com algum cariz educativo e/ou tecnológico.
De acordo com o estudo dos hábitos de consumo dos portugueses na época natalícia, realizado pelo IPAM entre o final de novembro e o início de dezembro, "para as crianças até aos 12 anos, os presentes a comprar serão maioritariamente brinquedos (48,6%), seguidos de roupas e sapatos (12,2%) e livros (9,9%).
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A coordenadora do estudo, realizado anualmente desde 2009, recorda que "as famílias com filhos sempre atribuíram presentes às crianças, o que variou nos momentos de crise foi a relação entre os brinquedos e as prendas de cariz mais utilitário". De modo semelhante, refere Mafalda Ferreira, "os livros, que tinham perdido preferência na crise, agora estão a ganhar algum terreno".
No saco do Pai Natal
A lista de compras dos mais novos pode parecer infindável por esta altura, mas os pais procuram poupar, aproveitando, cada vez mais, dias de promoção como a black friday ou a cyber monday. Segundo o estudo do Observador Cetelem, há ainda quem procure, cada vez mais, comprar brinquedos já em época de saldos.
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"As vendas estão a ser muito positivas, como têm sido todos os anos", revela fonte do El Corte Inglés, mencionando que realizam "um conjunto de campanhas muito atrativas que impulsionam as vendas". Nos armazéns de origem espanhola, os preços dos brinquedos mais vendidos variam entre os 13,95€ (peão Beyblade) e os 819,95€ (Lego Millennium Falcon da Star Wars).
E como é nas grandes superfícies que a maioria dos portugueses prevê fazer compras de Natal (28,9% segundo o IPAM, 76% de acordo com o Observador Cetelem), os supermercados Auchan referem que as vendas de brinquedos, nesta altura do ano, são "de extrema importância para o comércio, quer seja pelo seu valor de negócio, mas também pela oportunidade de ir ao encontro das expectativas dos clientes". Este ano, o "Castor Júlio", cujo valor ajuda várias instituições locais, é o imperdível. Os peões Beyblade e as bonecas LOL têm também vendas garantidas este ano.
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Na marca portuguesa Science4You, o Natal é a ´época de mais trabalho. O Tab4You, os robôs, os conjuntos de tatuagens ou de cozinha estão entre os mais vendidos este ano.