A peça vencedora da edição de 2024 - “Corre, bebé!” - estará em cena no verão deste ano, em Guimarães, Lisboa e Viseu.
Corpo do artigo
Estão abertas as candidaturas para a 8ª edição da Bolsa Amélia Rey Colaço, atribuída, anualmente, pelo Teatro Nacional D. Maria II, A Oficina, Centro Cultural Vila Flor, O Espaço do Tempo e o Teatro Viriato. O objetivo é apoiar a produção de espetáculos de artistas e companhias emergentes, nacionais e estrangeiros, residentes em Portugal.
Além de um prémio pecuniário no valor de 24 mil euros, para apoiar a produção, o vencedor terá acesso a quatro residências artísticas, que terão lugar em Guimarães, Lisboa, Montemor-o-Novo e Viseu. As candidaturas estão abertas até 13 de abril e os resultados serão divulgados publicamente, no dia 6 de junho.
Na última edição, a bolsa foi conquistada pela peça “Corre, bebé!”, de Ary Zara e Gaya de Medeiros e, em 2023, tinha sido arrebatada por Sara Inês Gigante, com “Popular”. A peça “Corre, bebé!”, estará em cena ao longo deste ano: no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, no dia 6 de junho; de 20 a 29 de junho, na Sala Estúdio Valentim de Barros, nos Jardins do Bombarda, em Lisboa; e a 4 julho no Teatro Viriato, em Viseu.