Biografia de Adriano Correia de Oliveira apresentada no festival
Corpo do artigo
A banda desenhada regressa pela sexta vez à Casa de Cultura de Coimbra, nos próximos dias 25 a 27 de março, com os autores nacionais a fazerem a festa.
Último festival português a realizar-se, em fevereiro de 2020, mesmo antes do início da pandemia da Covid-19, o Coimbra BD regressa em modo presencial, depois de um ano de interregno, ao mesmo espaço que o acolheu anteriormente.
A recente incerteza dos tempos atuais e as agendas já preenchidas de alguns autores, levaram a organização a optar por uma aposta integral em autores portugueses, que estarão presentes para conversas e sessões de autógrafos, acompanhando as respetivas exposições.
Um dos nomes já confirmados pela organização é Filipe Melo, que pela primeira vez mostra publicamente os originais de "Balada para Sophie", escrito por ele e desenhado por Juan Cavia. Este livro, para além de duas edições nacionais, está igualmente publicado em Espanha, França ou Estados Unidos, onde tem sido bem aceite pelo público e pela crítica. A ocasião servirá também para o músico, argumentista e realizador apresentar o seu filme "O Lobo Solitário", que será exibido na sexta-feira à noite.
Outros nomes que marcarão presença em Coimbra são Derradé (autor de "A Loja" ou "O Fogo Sagrado", sobre os meandros da BD nacional), Paulo J. Mendes ("O penteador"), Miguel Jorge e João Miguel Lameiras (que assinaram uma versão em BD de "Amor de Perdição"), Penim e Carlos Silva ("Umbigo do Mundo"), Joana Rosa ("The Mighty Gang") ou João Mascarenhas e Paulo Vaz de Carvalho (responsáveis por uma biografia de Adriano Correia de Oliveira intitulada "O Perigoso Pacifista", escrita a partir dos depoimentos daqueles que o conheceram).
Estes dois últimos livros, bem como "Os Contos de Miguel Torga; Natal e Um Roubo", de Jorge Marinho, e "Rattlesnake", um western de João Amaral, serão apresentados durante o evento. O atual condicionamento de matérias-primas, nomeadamente de papel, não permite ainda às editoras garantir a presença física em Coimbra destas e de outras edições previstas.
Na dupla vertente de autores de BD ("Tu és a mulher da minha vida, ela é a mulher dos meus sonhos") e de realizadores de animação, João Fazenda e Pedro Brito também integram a lista de convidados do Coimbra BD 2022.
A programação inclui igualmente sessões de desenho ao vivo, exibição de filmes para os mais novos e um concurso e desfile de Cosplay.