Os Coldplay pedem uma indemnização equivalente a 16 milhões de euros ao antigo agente, que os processou no mês passado. Dave Holmes foi despedido em 2022, depois de 22 anos a trabalhar com a banda, e pede cerca de 11,5 milhões em comissões aos músicos.
Corpo do artigo
Os Coldplay alegam que a conduta de Dave Holmes provocou prejuízos num valor equivalente a 16 milhões de euros e acusam o ex-agente de falhar na "supervisão e controlo dos gastos" da digressão "Spheres World Tour", segundo os documentos do Tribunal de Londres consultados pela revista "The Times".
A banda britânica que esgotou o Estádio Cidade de Coimbra, em maio deste ano, alega que os custos subiram rapidamente antes do arranque da digressão e que foram encomendados ecrãs com dimensões erradas, que ficaram demasiado grandes para a maioria dos locais onde se realizavam os concertos. Por isso, os ecrãs foram usados em apenas dez eventos.
"Se [Dave Holmes] tivesse gerido com cuidado o desempenho das suas obrigações”, a banda londrina não teria dispendido pelo menos 17,5 milhões de libras [cerca de 20, 3 milhões de euros], argumentam os artistas.
Além disso, o grupo refere que o antigo agente recebeu dois empréstimos milionários da "Live Nation", uma empresa do setor de organização de eventos que trabalha há muitos anos com os Coldplay, com uma taxa de juros de 2,72%.
Segundo o documento, a banda acredita que o ex-agente só conseguiu obter esses empréstimos por ser agente dos Coldplay e que o dinheiro foi usado para investir no setor imobiliário em Vancouver, no Canadá.
Por outro lado, Dave Homes argumenta que os músicos lhe devem comissões por ter ajudado na gravação dos álbuns 10 e 11 dos Coldplay.
Em comunicado, a Live Nation garante que tem um "relacionamento forte com os Coldplay" e que "quaisquer negociações com a sua equipa de gestão foram consideradas uma extensão desse relacionamento".
O advogado de Dave Holmes afirmou no dia 1 de setembro, em declarações à revista "Variety", que o seu cliente "geriu com sucesso os Coldplay por mais de 22 anos, levando-os a ser uma das bandas de maior sucesso de sempre. Agora os Coldplay recusam-se a pagar o que lhe é devido”.
Segundo a mesma revista, a banda recebeu o equivalente a cerca de 40,5 milhões de euros pelo décimo álbum e cerca de 34,7 milhões de euros pelo álbum seguinte. Contudo, o antigo agente não recebeu comissões por esses discos, apenas ganhou entre oito e 13% comissões previstas no contrato anterior, que diz respeito aos álbuns oito e nove.em