Cantora das Canárias nomeada para um Grammy Latino atua no Porto e em Matosinhos. "Será uma ocasião especial", diz ao JN.
Corpo do artigo
A voz doce e a vulnerabilidade de Valéria Castro, cantora originária das Canárias, farão a estreia em solo português este sábado e domingo, no Porto e em Matosinhos. A artista chega a Portugal nomeada para o Grammy Latino de Melhor Canção com o tema “La raiz”.
Valéria Castro, em conversa com o JN, confidencia nunca ter estado em Portugal, por isso, “será uma ocasião especial, tanto a nível profissional como pessoal”.
Além da sua clara influência na cultura espanhola, com ritmos que, por diversas vezes, nos transportam para o flamenco, a artista diz também inspirar-se no fado português.
“A emoção, até um pouco de tristeza e vulnerabilidade que mostro nas minhas canções, são muito típicas do fado, que é um género musical que tenho feito questão de estudar e conhecer melhor”.
Valéria Castro estará no Porto este sábado, em showcases nas lojas Fnac de Santa Catarina e do Gaiashopping, às 16 e 19 horas, respetivamente. No domingo há lugar no Teatro Constantino Nery, em Matosinhos, para o concerto, que contará com Valéria Castro nas cordas, acompanhada de um pianista.
Mulheres reconhecidas
Depois do grande sucesso conquistado através de versões de músicas emblemáticas da cultura espanhola dos anos 1990 e 200, Valéria lançou-se à produção própria – os ritmos da viragem do século são até percebidos nos seus temas. Atualmente, a artista tem um EP e um álbum, “Con cariño y con cuidado”, que tem levado em digressões que passam pela América do Sul e Espanha.
Sobre o momento de grande visibilidade de mulheres cantoras originárias de países de língua espanhola, Valéria Castro diz que é “o início de uma luta que já vem de há muito”.
E acrescenta: “Nunca faltaram personagens femininas a cantar os sentimentos e história de países falantes de espanhol, mas os homens sempre tiveram grande – e maior – difusão internacional, mas agora nós, mulheres, estamos finalmente a ter esse reconhecimento”.